Cooperativa mineira de café acumula dívida de R$ 37 milhões com produtores e busca negociação

Publicado em 26/02/2025 15:49
Coocem fechou as portas dia 11 de fevereiro, em Muzambinho

"Nós não fomos os primeiros e nem seremos os últimos", disse o empresário Creucio Carlos de Oliveira, dono da Coocem e do Armazém Central do Café, em reunião com produtores  realizada nesta segunda-feira (24), em Muzambinho, Minas Gerais.

No dia 11 de fevereiro a cooperativa anunciou por meio de um comunicado que estava fechando as portas e suspendendo as atividades, deixando na época vários cafeicultores sem qualquer orientação ou acesso as sacas estocadas. 

Comunicado divulgado pela Coocem no dia 11 de fevereiro
Leia mais:

+ Cooperativa mineira de café fecha as portas e deixa produtores sem acesso as sacas estocadas

Em reunião com os produtores lesados, representantes da cooperativa explicaram que a forte valorização do café nos últimos dias prejudicou ainda mais a crise financeira que a instituição enfreta desde 2016, mas que a Coocem possui vários bens em seu nome que estão livres para negociação, e que serão utilizados para o pagamento da dívida total com os cooperados. "Queremos pagar vocês, não é conversa, estou querendo pagar. Mas, temos que ter um acordo que seja bom para os dois lados. Não queria que a situação chegasse onde chegou. Não vou dar os câmbios, pois não tenho como", explicou Creucio aos participantes. 

A Coocem atendia cerca de 380 cafeicultores das cidades de Muzambinho, Nova Resende, Monte Belo e Cabo Verde. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho, Cleber de Oliveira Marcon, no total 15 mil sacas de café estavam no poder da cooperativa antes do fechamento, o que resulta em uma dívida de R$ 37,5 milhões com os produtores. 

Cleber destacou que novas reuniões devem ser realizadas até que todos os envolvidos cheguem em um desfecho satisfatório, e o sindicato estará acompanhando todo desdobramento. 

Por: Raphaela Ribeiro
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café fecha em alta com preocupação de que El Niño possa afetar a próxima safra do BR
Safra de café do Brasil será recorde, mas de arábica não, indica Rabobank
Produtor de café do Brasil avalia que nova safra ainda não bate 2020 e negócios travam
Urgência na expansão da capacidade do Porto de Santos e os desafios macroeconômicos globais marcam o segundo dia do XXV Seminário Internacional do Café
Abertura do XXV Seminário Internacional do Café reúne lideranças e autoridades em Santos
O Efeito El Niño na Safra de Café 26/27: Um Cenário de Extremos nas regiões cafeeiras.