ICE mudará precificação de contratos de café arábica para toneladas métricas

Publicado em 30/05/2025 12:16

A Intercontinental Exchange (ICE), que opera os contratos futuros do café arábica, referência global de preço para esse tipo de produto, mudará a forma como esses contratos são oferecidos nos próximos meses, de acordo com um comunicado da ICE.

A bolsa informou na quinta-feira que deixará de oferecer o formato atual dos contratos futuros, cotados em centavos de dólar por libra-peso, mudando para preços em dólares por tonelada métrica.

O contrato de março de 2028 será o último no formato atual. Quando esse contrato expirar, por volta de março de 2028, todos os contratos serão cotados em dólares por tonelada métrica.

"A bolsa planeja introduzir novos contratos futuros e de opções de café arábica com preços em toneladas métricas ainda este ano", diz o comunicado.

A ICE disse que o novo contrato deve permitir que o café seja armazenado em contêineres intermediários flexíveis para granéis, comumente conhecidos no mercado como "big bags", que geralmente podem transportar cerca de uma tonelada métrica do produto.

Algumas empresas produtoras de café, cooperativas e comerciantes já usam os "big bags" para armazenar e transportar o café, em vez dos tradicionais sacos de juta de 60 kg.

A bolsa forneceu detalhes sobre o fim da listagem de vários contratos, que podem ser conferidos aqui.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)
Projeto inovador e criativo une o universo do café com as passarelas de moda no BR
Preços do café trabalhavam com ganhos de mais de 2% na manhã desta 6ª feira (13)
Café fecha com fortes altas nas bolsas nesta 5ª feira, com correção e ajustes técnicos
Produtores de café canéfora expandem lavouras para novas áreas no Brasil, incluindo MT
Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo