Expocacer sedia o 1º concurso internacional de Torra Brasil x Japão

Publicado em 21/08/2025 16:25
Resultado será anunciado no dia 25 de agosto em cerimônia na sede da cooperativa

A Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda.) será palco da 1ª edição do concurso Internacional de Torra Brasil x Japão. O evento inicia no próximo domingo, 24 de agosto, das 8h às 12h, no Centro de Excelência do Café do Cerrado (CEC Cerrado), em Patrocínio (MG) e terá o anúncio oficial dos resultados e entrega das premiações realizados em cerimônia especial na sede administrativa da Expocacer, no dia 25 de agosto.

A iniciativa visa promover a excelência na torra de cafés especiais e fortalecer a conexão entre culturas por meio do café e reunirá representantes do setor cafeeiro, autoridades e convidados.

O 1º concurso Internacional de Torra Brasil x Japão é promovido pela Expocacer em parceria com a Cerrad Coffee & Company Ltda., Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer) e patrocínio da Atilla, fabricante de torradores inteligentes, marca considerada uma referência no mercado de cafés especiais.

Para a gerente comercial de cafés especiais da Expocacer, Sandra Moraes, o evento reforça o papel de Patrocínio e da Região do Cerrado Mineiro como referência internacional em cafés de qualidade.

“É uma grande honra para a Expocacer sediar uma competição desse porte. Além de evidenciar o potencial da nossa região, o concurso estreita laços comerciais e culturais com um mercado exigente como o japonês, valorizando ainda mais o trabalho dos nossos cooperados e a tradição do Cerrado Mineiro em cafés de excelência.”

A disputa reunirá quatro mestres de torra de renome internacional: os brasileiros Michael de Alcântara (campeão do Torrefação do Ano Brasil 2024) e Roberta Bazilli (vice-campeã), além dos japoneses Ishikawa Nene (campeã do Torra Japão 2024 - Road to Brazil) e Kazuo Nitta (vice-campeão).

Premiação

Os vencedores receberão cafés especiais da Região do Cerrado Mineiro, distribuídos em diferentes proporções: 1º lugar: 60 kg; 2º lugar: 40 kg; 3º lugar: 30 kg e 4º lugar: 20 kg.

Fonte: Expocacer

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade