Queda de preço do café ao consumidor brasileiro desacelera em setembro, aponta IBGE

Publicado em 09/10/2025 12:15

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O preço do café para os consumidores brasileiros caiu em setembro pelo terceiro mês seguido, segundo dados do índice de inflação IPCA, mas o movimento começa a perder força em função de repasses no varejo de uma alta no mercado internacional, avaliou o IBGE nesta quinta-feira.

Em setembro, a variação do preço do café no varejo foi de queda de 0,06%, após uma retração em agosto de 2,17% e uma baixa de 1,01% em julho.

"O que se vê é uma perda de força por conta de um aumento que já começa a se ver entre produtores, e isso pode chegar mais dia menos dia ao consumidor", disse a jornalistas o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves.

Em setembro, algumas empresas torrefadoras anunciaram aos clientes varejistas um novo aumento de preços, uma vez que as cotações do café verde no mercado de Nova York, referência global, dispararam por fatores como uma safra menor do que a esperada no Brasil e as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump.

O café entrou na lista de produtos brasileiros sobretaxados para acessar o mercado dos EUA. A partir de agosto, o grão foi taxado em 50%, o que elevou os preços em Nova York devido a temores com a escassez no mercado norte-americano.

No ano e em 12 meses, o preço do café para os consumidores segue em trajetória de desaceleração, de acordo com o IBGE.

O café acumula em 12 meses variação positiva de 54,55%. Entre janeiro e setembro, o preço para os consumidores brasileiros tem alta de 38,30%.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores