BSCA elege nova presidência de Conselho para o biênio 2026/27
Luiz Roberto Saldanha é o novo presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) para o biênio 2026/27. Na gestão, ele terá a seu lado o vice-presidente Wellington Carlos Pereira, da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive), e o diretor executivo Vinicius Estrela, além do suporte dos Conselhos Diretor, de Honra, Fiscal e Permanente. A eleição foi realizada pelos conselheiros da entidade em dezembro e o registro da ata concluído na sexta-feira, dia 30 de janeiro.
“É uma honra poder contribuir com a entidade que representa os cafés especiais do Brasil e que me acolheu e foi minha escola desde o início da minha caminhada. Em seus 35 anos, a BSCA tem honrado a visão estratégica e o propósito de seus fundadores de transformar nosso país em referência mundial do setor por meio de programas educacionais, concursos de qualidade e promoção dos cafés especiais brasileiros nos principais eventos nacionais e internacionais”, comenta.
Formado em Engenharia Agronômica, com MBA em Gestão da Produção e Especialização em Cafeicultura Empresarial, o presidente explica que a nova gestão pretende auxiliar no desenvolvimento contínuo da Associação como gestora da comunidade brasileira de cafés especiais, mantendo os trabalhos proativos com foco nos pilares de educação, qualidade, rastreabilidade, inovação e sustentabilidade a toda a cadeia de valor dos cafés especiais brasileiros.
“Os cafés especiais do Brasil possuem imensa diversidade de atributos e a capacidade de proporcionar experiências únicas aos consumidores do mundo todo, além de permitirem a distribuição de valor ao longo de toda a cadeia. A gestão da comunidade brasileira de cafés especiais através da BSCA reforça nosso compromisso com excelência produtiva, capacitação de seus atores, preservação do meio ambiente e valorização do trabalho e da experiência de quem faz, transforma e consome cafés especiais brasileiros. Essa é a nossa missão: conectar os atores do setor de cafés especiais, do produtor ao consumidor final”, explica.
Saldanha ressalta que, além de manter a realização dos tradicionais concursos de qualidade e campeonatos de barismo, a entidade fortalecerá seu foco em parcerias institucionais estratégicas para oferecer capacitações de classe mundial e inovações aos profissionais da comunidade dos cafés especiais brasileiros nas diferentes regiões do país.
“O Brasil é bastante peculiar por possuir importância global na produção e na exportação das espécies arábica e canéfora, assim como ocupar a segunda colocação mundial em consumo da rubiácea que tanto amamos. Nesse sentido, a BSCA Academy, que promove formação profissional aos atores de todos os segmentos do setor de cafés especiais, fomentando conhecimento técnico e prático que fortalece nossa comunidade no Brasil e no mundo, intensificará sua atuação e buscará parcerias estratégicas para ampliar as fronteiras do conhecimento em café especial brasileiro”, destaca.
Com a combinação de gestão estratégica, geração e disseminação de conhecimento, promoção da excelência e busca pela valorização dos cafés especiais e das pessoas dos cafés especiais do Brasil, o novo presidente completa que “a BSCA seguirá construindo parcerias, fomentando a comunidade e contribuindo com a formação de uma nova geração de profissionais e apaixonados pela bebida, a serem transformados pela experiência proporcionada pelos cafés especiais brasileiros”.
CURRÍCULO
Luiz Saldanha é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, com MBA em Gestão da Produção pela UTFPR e Especialização em Cafeicultura Empresarial pela Universidade Federal de Lavras.
Proprietário e diretor executivo da Fazenda Califórnia, no Norte Pioneiro do Paraná, fundador e diretor executivo da exportadora Capricornio Coffees e da Synapses Coffee Education, possui mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento da cadeia de valor dos cafés especiais brasileiros.
Com atuação em diferentes áreas, como gestão da produção sustentável, controle de qualidade, pesquisa em pós-colheita e qualidade, comercialização, educação e projetos de desenvolvimento setorial, alcançou notoriedade nacional e internacional no setor de cafés especiais.
Juiz nacional e internacional do programa Cup of Excellence, é habilitado como AST pela Specialty Coffee Association (SCA) e instrutor do programa de Q Grader. Certificado Processing Expert pelo CQI/Texas A&M, também atua como instrutor no programa de Pós-Colheita do Coffee Quality Institute.
Como educador, ministrou cursos sobre agricultura sustentável, qualidade e melhores práticas de pós-colheita em diferentes países, como Brasil, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Colômbia, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Singapura.
Além da presidência da BSCA, Saldanha contribui com o setor cafeeiro mundial através de sua atuação como diretor no conselho da SCA e membro integrante do Painel de Desenvolvimento de Standards da entidade. Em âmbito nacional, contribuiu como membro da Comissão Técnica do Café da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná e da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), onde, como presidente, teve papel preponderante para que o produto da região recebesse o Registro de Indicação Geográfica de Procedência junto ao Instituto Nacional de Marcas e Patentes (INPI).