Chuva de granizo causa estragos em Lavouras de café em Botelhos no Sul de Minas

Publicado em 29/06/2009 08:06 e atualizado em 29/06/2009 13:06
Na zona rural da cidade, lavouras de café e grãos que estavam em terreiros também foram atingidos pelo granizo.

Uma chuva por volta das 19h desse sábado com duração de cerca de 20 minutos causou muitos estragos em Botelhos, no Sul de Minas. Dez pessoas ficaram feridas, uma em estado grave.

 

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A queda de granizo e os ventos fortes provocaram danos em prédios públicos, como prefeitura, fórum, delegacia, cemitério, além de levar ao chão a cobertura do ginásio poliesportivo e de dois postos de combustível.

O telhado do Armazém da Cooxupé também foi danificado e sacas foram perdidas. As pedras de gelo ainda quebraram janelas, telhas de casas e antenas parabólicas. Lavouras de café ficaram destruídas. Ruas ficaram interditadas com queda de árvores e houve interrupção de energia por cerca de três horas. Árvores caíram sobre veículos. Em um deles o condutor sofreu ferimentos graves sendo transferido para a Santa casa de Poços de Caldas, com fratura na coluna. Pelo menos outras nove pessoas tiveram ferimentos leves. Até o momento não há informações de desabrigados ou desalojados.

O município não possui Defesa Civil. Foi necessário apoio policial de cidades vizinhas, como Cabo Verde, Polícia Rodoviária Federal e equipe do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas e funcionários da prefeitura municipal. De acordo com a secretária de Governo do município, Jaqueline Alexandre Mioto, o prefeito Mário Damasceno deve decretar estado de calamidade publica. As prefeituras de Muzambinho e Cabo Verde enviaram maquinário para auxiliar nos trabalhos.

As ruas interditadas por queda de árvores já foram parcialmente liberadas e a energia elétrica restabelecida. De acordo com funcionários da Cemig, quatro postes de iluminação pública e um transformador terão de ser substituídos.

Tags:

Fonte: News Cafeicultura

NOTÍCIAS RELACIONADAS

México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)