Café: OIC estima redução nas exportações de arábica por conta de ciclo baixo no Brasil

Publicado em 31/03/2011 16:59
Segundo a OIC - Organização Internacional do Café - por conta do baixo ciclo da produção de café arábica no Brasil, as exportações do produto de qualidade serão menores. "Tivemos bons fluxos de arábica de qualidade durante os primeiros meses deste ano, mas deve ser difícil mantê-los durante o resto do ano-safra porque a temporada é de bienalidade baixa no Brasil", disse o presidente da organização, José Sette.

No Brasil, a previsão é da safra 11/12 de 43 milhões de sacas, cerca de 5 milhões de sacas menor. Colheitas fracas na Colômbia e na Indonésia também apertaram a oferta de arábica de qualidade neste ciclo.

Neste cenário, os analistas apostam em novas altas para os preços, com o café chegando novamente aos 400 cents por libra-peso.  

Quanto aos estoques mundiais, Sette afirma que não há perspectivas de uma recuperação expressiva nos próximos meses. "O que será colhido nos próximos 9 a 12 meses deve ser consumido. Os estoques continuarão em um nível muito baixo para os padrões históricos", diz o presidente da OIC.

Nova York - Nesta quinta-feira, os futuros do café arábica negociados na Bolsa de Nova York encerraram odia em alta. Os preços avançaram encontrando sustentação no recuo do dólar. Entretanto, as cotações ficaram  abaixo das máximas em anos observadas no início de março, uma vez que o mercado teve mais de quatro meses para digerir informações sobre a oferta apertada neste ano.

>> Veja como ficaram as cotações do CAFÉ

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil líder no conilon: Se clima ajudar, produção pode ultrapassar Vietnã até 2027
Café tem mais um dia de preocupação com oferta e ganhou mais de US$ 100 por tonelada no robusta
USDA estima safra de café do Brasil em 69,9 milhões de sacas
Hedgepoint analisa fluxo comercial global do café pela perspectiva da União Europeia
Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso abre inscrições para sua 34ª edição