Cafeicultores fundam entidade nacional a Associação Brasileira das Origens Produtoras de Café

Publicado em 26/04/2011 14:12
Na segunda semana de abril (2011) os cafeicultores  brasileiros ganham uma entidade nacional de representação da classe produtora a Associação Brasileira das Origens Produtoras de Café, formada por 8 origens produtoras de café do Brasil, tendo na presidência de José Augusto Rizental, que é engenheiro agrônomo e atual superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a nova entidade já conta com o apoio da ApexBrasil, SEBRAE e do Ministério da Agricultura.

Segundo Rizental a entidade vem cobrir uma lacuna que era a falta de representação nacional da classe produtora de café.  A entidade pretende implantar uma  estratégia com apoio do SEBRAE para divulgar o café do Brasil levando a promoção das origens produtoras de forma ampla.

Uma das ações que a nova entidade pretende é a busca da padronização do Café Brasileiro que é exportado. Hoje o comprador ao adquirir o Café Brasileiro está comprando uma caixinha de surpresa, não se sabe bem o que está comprando, mesmo o Brasil produzindo cafés de altíssima qualidade, precisa existir uma padronização, afirma Rizental.

O Brasil está dividido em 12 origens produtoras de café destas 8 origens foram as fundadoras desta nova entidade nacional, a Associação Brasileira das Origens Produtoras de Café  que está aberta para a adesão das demais regiões produtoras que ainda não fazem parte da entidade.

Tags:

Fonte: Revista Cafeicultura

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)