NY: Café encerra com com fortes perdas

Publicado em 06/09/2011 14:34 e atualizado em 06/09/2011 17:25
Seguindo a tendência pessimista do mercado financeiro mundial, os futuros do café encerraram o pregão regular da Bolsa de Nova York com baixa superior aos 600 pontos nos principais contratos.

Após uma segunda-feira sem negociações em NY, devido ao feriado do Dia do Trabalho nos EUA, o café sente hoje a pressão em torno do futuro da economia mundial, que sofre especulações quanto a uma iminente recessão, devido ao aumento da dívida dos países na zona do euro e da instabilidade da economia norte-americana.

Ontem, o café robusta negociado em Londres também encerrou o pregão regular com forte queda, pressionado pela valorização do dólar. O vencimento novembro fechou a US$ 2.194/tonelada, com perda de US$ 81 em relação ao pregão de sexta-feira.

De acordo com o analista da Safras e Mercados, Gil Carlos Barabach, o café vem suportando bem o pessimismo econômico mundial e os fundamentos climáticos são positivos, no entanto se os problemas na economia europeia se agravarem o café terá uma variação em seus preços.

No entanto, para o analista a tendência dos preços para o café é positiva mesmo diante da problemática econômica. Isso por que os estoques mundiais estão em baixa e puxam os preços para patamares elevados e qualquer número positivo em relação à oferta não trará mudanças significativas nos preços para a próxima safra.

Ainda segundo Barabach, os fundamentos climáticos e a relação oferta X demanda seguem ajustadas e possíveis mudanças nesse cenário podem acontecer em setembro com informações sobre a florada brasileira e os furacões no Caribe.

Para finalizar, Barabach garante que o cenário é remunerador para o produtor e que podem ocorrer correções desses lucros nas próximas semanas, mas que eles são importantes e necessários para dar novo fôlego ao mercado.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)