Café avança em NY diante de chuvas em importantes países produtores

Publicado em 24/10/2011 13:36
O café registra mais um dia de altas na Bolsa de Nova York. Nesta segunda-feira, por volta de 14h25 (horário de Brasília), os contratos mais próximos da commodity já somavam mais de 500 pontos de alta. Na sexta-feira, os principais vencimentos fecharam a semana avançando mais de mil pontos.

As chuvas que chegam no Vietnã, na Colômbia e na América Central continuam preocupando e dando um forte impulso aos preços. Além disso, a baixa do dólar em relação às demais moedas também contribui para o bom cenário visto hoje.

Principalmente na Colômbia, um dos mais importantes produtores mundiais de café, as precipitações derrubam os grãos maduros dos pés e compromete a infraestrutura de uma região que produz aproximadamente 10% do café do mundo.

Colômbia - Em 12 meses, os preços do café deram um salto de cerca de 25% frente a esse temor da redução da produção colombiana, que contribui para uma severa baixa dos estoques.

A Colômbia, segundo maior fornecedor mundial de café arábica, poderá registrar, em 2011, a menor safra em dois anos por conta do excesso de chuvas que colocou em risco a colheita do ano que vem.

A produção poderá ser reduzida a 8,5 milhões de sacas este ano, segundo Mario Gomez, membro da Federação Nacional dos Produtores de Café da Colômbia. Em agosto, a previsão da federação era de 9 milhões de sacas, já menor do que a previsão anterior de 9,5 milhões de toneladas. A safra do ano passado foi de 8,9 milhões de toneladas.
 
Gomez disse ainda que "a produção não está respondendo e  está sendo prejudicada, principalmente, pelo o clima adverso. O café, mais do que qualquer outro produto, precisa de luz e de período de clima seco".

Com informações da Bloomberg

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)