Brasil faz 1º embarque de carne suína in natura aos EUA, diz governo

Publicado em 24/11/2014 17:45

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil exportou pela primeira vez carne suína in natura para os Estados Unidos, após cerca de dois anos de negociações, informou o Ministério da Agricultura brasileiro em nota nesta segunda-feira.

O volume embarcado foi pequeno, de 25 toneladas, a partir do porto de Itajaí, em Santa Catarina, na última quinta-feira, acrescentou o ministério.

Mas especialistas argumentam que a efetivação de vendas ao exigente mercado dos EUA pode credenciar as empresas brasileiras a realizarem negócios com outros potenciais importantes novos mercados.

Atualmente, duas plantas estão habilitadas para exportação aos EUA, as unidades da Aurora de Chapecó e da BRF, de Herval do Oeste, ambas em Santa Catarina, Estado considerado livre de febre aftosa sem vacinação.

Os EUA são os maiores exportadores de carne suína do mundo, enquanto o Brasil figura na quarta posição global no ranking de exportação, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

De acordo com o ministro da Agricultura, Neri Geller, a exportação indica a confiança adquirida pelo Serviço de Inspeção Federal brasileiro.

"Além disso, a abertura de novos mercados reflete as condições favoráveis do Brasil para atender tanto a demanda interna quanto a externa", disse no comunicado.

O Brasil produziu em 2013 um total de 3,52 milhões de toneladas de carne suína. Este ano, a produção já chega a 3,55 milhões de toneladas, segundo o ministério.

Até outubro de 2014, o país já exportou 410 mil toneladas do produto, o equivalente a 1,33 bilhão de dólares, contra 1,35 bilhão de dólares em todo o ano passado, que teve embarques de aproximadamente 513 mil toneladas.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior