Desempenho exportador das carnes na terceira semana de fevereiro

Publicado em 28/02/2020 09:13

Demonstrando que as exportações brasileiras de carnes caminham normalmente, os dados da SECEX/ME para a terceira semana de fevereiro (16 a 22, cinco dias úteis) revelam desempenho melhor que o da semana anterior. Eventualmente, só não foram melhores que os da primeira semana porque nesta última se encontram embutidos, provavelmente, restos não contabilizados do mês anterior.

Com tal comportamento, a média diária alcançada nos primeiros 15 dias úteis do mês, de pouco mais de US$68 milhões, apresenta incremento de 13,5% em relação a janeiro passado e de, praticamente, 20% sobre fevereiro de 2019.

No tocante aos volumes embarcados os resultados são igualmente auspiciosos. Pois, faltando apenas três dias úteis para o fechamento do mês, a carne suína (cujo volume total pode superar as 57 mil toneladas) sinaliza incremento anual de 25%. É verdade, aqui, que comparativamente ao mês anterior pode ocorrer redução da ordem de 3%. Não custa lembrar, porém, que janeiro passado teve quatro dias úteis a mais que fevereiro corrente.

A carne de frango, por seu turno, projeta no momento embarque mensal ligeiramente superior a 312 mil toneladas, o que – se ocorrer – vai significar aumento de 3,5% sobre o mês anterior e de quase 8% sobre fevereiro de 2019. Neste caso, esse será, também, o melhor fevereiro das exportações de carne de frango in natura.

Pelo menos por ora, a única carne a sinalizar resultados negativos no mês é a bovina. Pois o total previsto, próximo de 106 mil toneladas, irá significar recuos de 9,45% e de 8,21% sobre, respectivamente, janeiro de 2020 e fevereiro de 2019.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior