Regulamento de Identidade e Qualidade para a carne moída é colocado em consulta pública

Publicado em 04/10/2021 14:03

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nesta segunda-feira (4), a Portaria nº 405 que submete à consulta pública, pelo prazo de 60 dias, a proposta de regulamento técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) para a carne moída.

“A proposta visa promover adequações na Instrução Normativa n° 83/2003 para dar maior segurança no procedimento de registro do produto, diante da modernização dos processos produtivos e dos procedimentos industriais. Além disso, o regulamento busca dar transparência e segurança ao consumidor”, explica a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana.

Na proposta, o novo regulamento prevê que a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem; cada pacote do produto poderá ter peso máximo de 1 quilo; a porcentagem de gordura do produto deverá ser informada logo após a denominação de venda; é ingrediente obrigatório na fabricação da carne moída, a carne obtida das massas musculares esqueléticas; a matéria-prima para fabricação do produto deve ser exclusivamente carne, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento e entre outros.

As sugestões tecnicamente fundamentadas deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/. Para ter acesso ao Sisman, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA), por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA ampliam compras e pagam preço recorde pela carne bovina brasileira em julho
Queda nos abates em julho limita oferta e ajuda a sustentar preços do boi mesmo com desaceleração das exportações
Exportações de carne bovina recuam em julho com freio da China; Média diária é a menor de 2026
Europa supera China e paga até 40% mais pela carne bovina produzida em Mato Grosso
Coreia do Sul enviará missão a frigoríficos brasileiros para acesso a mercado do país, diz Lula
JBS lança plataforma de educação científica para profissionais da saúde