Quinta-feira ainda com previsões para chuvas em grande parte do Brasil

Publicado em 19/02/2015 08:15

Áreas de instabilidade ainda são observadas sobre grande parte do Brasil nessa manhã de quinta-feira, como pode ser observado na imagem de satélite. Há previsão para chuvas em, praticamente, todas as localidades do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Rondônia, oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí e leste do Pará. Além desses Estados, uma frente fria avança pelo Paraguai, onde já provoca chuvas fortes e deverá atingir o Brasil ainda na manhã dessa quinta-feira. Assim, também são previstas chuvas sobre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Ou seja, o dia de hoje deverá ser com chuvas em, praticamente, todo o Brasil.

Bom para o desenvolvimento das lavouras, uma vez que os níveis de água no solo irão se manter em patamares razoáveis, mas por outro lado, esse tempo mais fechado poderá trazer algumas complicações aos produtores que estão realizando a colheita da soja e posteriormente o plantio do milho safrinha. Mas essas chuvas ainda não acarretou nenhum prejuízo aos produtores, pelo contrário estão favorecendo, e muito, o desenvolvimento das lavouras e, principalmente, elevando os níveis dos mananciais, sejam eles superficiais ou subterrâneos. Porém, ainda merece muita cautela no uso dessas águas.
 
Esse padrão meteorológico está favorecendo a proliferação de doenças fúngicas, como a ferrugem asiática da soja, onde já há focos da doenças em todas as áreas produtoras do Brasil. Merecendo muito cuidado por partes dos sojicultores. Além da soja, feijão, milho, café e hortaliças também apresentam índices elevados de focos de doenças.
 
E esse padrão de chuvas deverá se manter ao longo dos próximos dias, porém, no começo da semana que vem o tempo volta a abrir em grande parte do Sudeste e Centro-oeste, permitindo a retomada de todas as atividades de campo, assim, mesmo que tais atividades se encontram paralisadas nessa semana, a tendência é que sejam plenamente retomadas já no final de semana, com isso, não haverá perdas tanto na qualidade quanto da produtividade das lavouras. Vale informar que mesmo os modelos sinalizando uma trégua nas chuvas intermitentes na semana que vem, as pancadas de chuvas, principalmente de final de tarde ainda são previstas, uma vez que haverá muita umidade na atmosfera que associada a elevação das temperaturas causam as tais áreas de instabilidade e, portanto, chuvas. Com isso, todo cuidado ainda é pouco em relação aos trabalhos de colheita e com a proliferação de doenças fúngicas.

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tempestade causa prejuízo no RS e instituições mantêm alerta para altos volumes de chuvas
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (23) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil segue com alertas de chuvas intensas, aponta Inmet
Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (22) para todo o Brasil