Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
![]()
Nesta semana de Natal, o Rio Grande do Sul entra em alerta com a previsão de chuvas que podem chegar a 200 mm em algumas regiões do estado. Os destaques ficam para o Sudoeste, Oeste e Noroeste, conforme dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
![]()
Segundo a Defesa Civil Gaúcha, a atuação de uma área de baixa pressão combinada a uma frente estacionária favorece temporais isolados e chuva volumosa até esta terça-feira (23). A precipitação mais intensa ocorre ao longo desta segunda-feira (22), com acumulados que podem superar 150 mm em 24 horas. Os acumulados podem superar 100 mm em 12 horas em alguns momentos nas regiões Central, Oeste, Noroeste e Missões, áreas classificadas em "Alerta Laranja". No restante do Rio Grande do Sul, há condição para chuva pontualmente forte, com volumes variando entre 30 e 75 mm/dia. Também há risco de rajadas de vento intensas e queda isolada de granizo.
![]()
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas de risco hidrológico e geológico para o estado. O órgão considera moderada a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos e alagamentos em áreas rebaixadas nas regiões de Santa Maria, Ijuí e Uruguaiana, devido à previsão de pancadas fortes e aos acumulados recentes.
![]()
Além do RS, os próximos sete dias reservam chuvas volumosas para Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso e Pará. Os acumulados podem chegar a 200 mm entre o norte de MT e o sudoeste do PA, além da área costeira de SC.
O Norte e Nordeste do Amapá, assim como pontos isolados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Goiás, devem receber acumulados de até 100 mm. Por outro lado, as regiões Nordeste e Sudeste, além de Mato Grosso do Sul e Paraná, seguem com tempo mais firme e poucas precipitações.
![]()
0 comentário
Onda de Calor e Temporais no Fim de Semana no Brasil 28 e 29/03/2026
Próximos dias serão de pouca chuva e muito calor em grande parte do país
Calor ganha força no centro-sul do Brasil nos próximos dias
Chuva Forte no ES e BA com Risco de Temporais 27/03/2026 Climatempo 256 mil inscritos Inscrever-se Remix
Inmet: Calor intenso atinge o Sul do Brasil e Mato Grosso do Sul a partir desta 6ª feira (27)
Safra 2026: O que o clima está mostrando agora