ONS espera chuvas em hidrelétrica do Sudeste em 69% da média histórica em março

Publicado em 27/02/2015 10:24

SÃO PAULO (Reuters) - As chuvas que devem chegar aos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste do país em março deverão ser de 69 por cento da média histórica, segundo estimativas iniciais para o mês do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Já a região Nordeste deverá ter afluências equivalentes a 39 por cento da média histórica e o Norte a 77 por cento. Apenas o Sul deverá continuar tendo chuvas sobre hidrelétricas bem acima da média histórica, a 152 por cento em março.

A estação úmida vai até abril, quando as represas precisam estar recuperadas o bastante para garantir o abastecimento até o próximo período úmido, que costuma começar entre outubro e novembro.

Para a próxima semana, o relatório do ONS mostra uma expectativa de chuvas ligeiramente inferior que para todo o mês de março no Sudeste. Os dados mostram a 66 por cento da média história, subindo a 67 por cento na semana de 7 a 13 de março.

As chuvas sobre hidrelétricas da região Sul devem ser de 212 por cento da média histórica na próxima semana, caindo a 159 por cento nos sete dias seguintes. Já para o Nordeste, a próxima semana deverá ter níveis de afluência de 33 por cento, que devem avançar a 34 por cento na semana seguinte.

O nível das represas de usinas hidrelétricas estava em 20,36 por cento no Sudeste à véspera. No Nordeste a situação era de cerca de 18 por cento enquanto no Sul e no Norte o nível estava em 50,85 e 38,16 por cento, respectivamente, segundo dados do ONS.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sem trégua nas chuvas: Barragem rompe no RS; Inmet estende alerta vermelho até amanhã
Extremos: RS em calamidade pública e com previsão de mais chuva, enquanto Centro-Oeste tem onda de calor
Temporais devem avançar sobre Santa Catarina
Chuvas extremas provocam enchente histórica no Vale do Taquari
Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva