Após recorde de calor em SP, alerta de chuva forte segue nesta sexta-feira
A sexta-feira será marcada pela combinação de calor, umidade e sistemas atmosféricos que favorecem a formação de instabilidades em grande parte do Brasil. A chuva ocorre de forma irregular, mas pode ganhar força em diversos estados, com risco de temporais, rajadas de vento e volumes elevados em períodos do dia.
PUBLICIDADE
Região Sul – (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná):
Pancadas de chuva associadas ao fluxo de calor e umidade e à entrada de ventos marítimos predominam. Pela manhã, a chuva ocorre com moderada a forte intensidade no oeste e na metade norte do Rio Grande do Sul, além do sul e leste de Santa Catarina. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham pelos estados gaúcho e catarinense e avançam sobre o Paraná, onde a chuva também pode ser moderada a forte. Há risco de temporais no leste, oeste e interior de Santa Catarina, na metade norte do Rio Grande do Sul e no leste do Paraná. Nas demais áreas, a chuva é fraca, enquanto o extremo norte do Paraná segue com tempo mais firme. Áreas de instabilidade vindas da Argentina reforçam as precipitações durante a tarde na fronteira do RS. As temperaturas permanecem elevadas. No sudeste do Rio Grande do Sul, as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h no extremo litoral sul.
Região Sudeste – (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo):
A tarde de Natal da quinta-feira, 25/12, foi a mais quente do ano de 2025 na cidade de São Paulo, superando os 35,1ºC registrados em 06/10. Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, alcançaram os 35,9ºC segundo medições da estação automática do Mirante de Santana, localizada na zona norte da capital.
Os recordes não param por aí! Além disso, o valor foi o maior já registrado em um mês de dezembro em 62 anos, superando os 35,6ºC em 03/12/1998.
A sexta-feira começa com chuva fraca e isolada no nordeste e sudoeste de São Paulo, interior paulista e sul de Minas Gerais, mas o tempo tende a ficar mais estável ainda pela manhã. Com o afastamento de uma frente fria pela costa e a presença de calor e umidade, as instabilidades aumentam principalmente em São Paulo, no centro-sul e Triângulo Mineiro, além de áreas do sul e da serra fluminense, com chuva de moderada a forte intensidade. Em São Paulo, as pancadas ocorrem de forma mais isolada. No Espírito Santo, há chance de chuva fraca no interior. No restante da região, o tempo segue mais firme, com temperaturas elevadas. Entre o litoral capixaba, o norte fluminense e áreas da Zona da Mata Mineira, as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h.
São Paulo – SP: Aumento das instabilidades com chuva moderada a forte e calor elevado.
A sexta-feira será marcada pelo aumento das instabilidades em todo o estado de São Paulo, devido à presença de uma massa de ar quente e mais úmida e ao afastamento de uma fraca frente fria pela costa. A chuva ocorre de forma moderada a forte em boa parte do estado, porém de maneira mais isolada. Na capital paulista, há previsão de pancadas entre a tarde e a noite, com temperatura máxima chegando aos 35°C
Região Centro-Oeste – (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal):
As pancadas de chuva ocorrem desde cedo no noroeste, sudoeste e interior de Mato Grosso, além de pontos do leste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, a manhã será mais estável. A partir da tarde, as instabilidades aumentam e a chuva ocorre com moderada a forte intensidade em Mato Grosso, na metade oeste e sul de Goiás, além da metade leste, norte e sul de Mato Grosso do Sul. Em áreas do leste de Goiás e oeste de MS, o tempo permanece mais firme. O calor predomina em toda a região.
Região Nordeste – (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia):
As instabilidades diminuem no Maranhão e no Piauí, mas ainda há chuva fraca a moderada no norte e interior maranhense, além do oeste e norte do Piauí. No extremo noroeste e sudoeste do Maranhão, há chance de pancadas mais fortes. No Ceará, a chuva ocorre de forma fraca no norte e interior do estado, assim como no litoral da Bahia e entre o litoral do Rio Grande do Norte e Pernambuco. No restante da região, o tempo firme predomina, com temperaturas elevadas. No norte da Bahia, oeste de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a umidade relativa do ar entra em atenção, podendo ficar abaixo dos 30%, e em áreas da Paraíba e sul do RN pode ficar abaixo dos 20%. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em boa parte da região.
Região Norte – (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins):
Os temporais continuam no Acre, Amazonas e Rondônia. No Amapá, Roraima e no leste do Amazonas, as instabilidades perdem força, com chuva irregular, fraca a moderada e pontualmente mais forte. Em grande parte do Amazonas, oeste de Roraima, metade sul e nordeste do Pará e em grande parte do Tocantins, as pancadas ocorrem com moderada a forte intensidade. As temperaturas seguem elevadas, com variação de nebulosidade em toda a região.
0 comentário
Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026
Área entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná segue com alerta para possibilidade de geada
Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026