Clima: Quinta-feira de tempo chuvoso em boa parte do Brasil central e norte

Publicado em 23/04/2015 09:30

O avanço da frente fria pela faixa leste do Brasil mantêm um corredor de umidade sobre toda a faixa central e norte, assim a quinta-feira irá ser mais um dia com previsão para chuvas no Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, oeste da Bahia e em boa parte dos demais Estados da região Nordeste e Norte. Em São Paulo há previsão apenas para pancadas de chuvas isoladas no decorrer no dia. Já na região Sul e sul do Mato Grosso do Sul a quinta-feira será de tempo mais aberto e com possibilidade apenas para pancadas de chuvas muito isoladas no período da tarde e noite, principalmente na faixa leste dessa região.
 
Assim, as atividades de campo continuarão prejudicadas, como a finalização da colheita da soja e do milho 1ª safra. Mas por outro lado, essas mesmas chuvas manterão os solos com níveis bastante satisfatórios de umidade, favorecendo o desenvolvimento do milho safrinha e demais culturas de 2ª safra. Além disso, culturas como cana de açúcar e café também estão sendo beneficiadas por essas chuvas, apesar de que algumas áreas canavieiras tiveram que paralisar, momentaneamente, as atividades de colheita. Também no MAPITOBA, algumas áreas produtoras de soja estão com dificuldades para colher, principalmente as áreas produtoras de sementes e isso poderá resultar num pequeno decréscimo na produção final de sementes. Mas nada que venha impactar bruscamente a safra 2015/16.
 
Porém, devido a entrada de uma massa de ar polar nesse final de semana, o tempo irá abrir em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste e a previsão para que volte a chover é somente para o final da próxima semana. Contudo, nas faixas norte do Mato Grosso e de Goiás, além de todo o MAPITOBA as chuvas deverão persistir ao longo desses próximos 7 dias. As temperaturas mínimas deverão sofrer um novo declínio, mas nada que venha causar danos à agricultura e pecuária. Entretanto será na primeira semana de maio que as temperaturas irão realmente despencar.    

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas