Frente fria avança e já provoca chuvas no Sul

Publicado em 18/06/2015 07:09

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca chuvas de fraca a moderada intensidade nessa manhã de quinta-feira sobre o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e sul do Paraná. Mais uma vez essas chuvas estão atrapalhando o andamento do plantio do trigo e já é fato que devido a essas condições meteorológicas haverá uma redução na área plantada do cereal de inverno esse ano. E aos poucos esse sistema estará avançando para as demais regiões do Paraná, onde também atrapalhará a realização da colheita do milho. Há previsão de chuvas para a faixa leste de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais. Como ocorrido no começo da semana, essas chuvas serão apenas de um dia, pois amanhã o tempo volta a abrir em todo o Brasil, com exceção apenas para o Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Essas chuvas não deverão trazer nenhum dano às culturas, apenas irão (como dito acima) atrapalhar o andamento dos trabalhos de plantio e colheita. Além disso, essas chuvas manterão as condições favoráveis a germinação de ervas daninhas e a proliferação de doenças.

Nas demais localidades do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e todo o MAPITOBA o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas ao longo desses próximos dias. Não há indicativo de chuvas para esse mês de junho sobre essas localidades do País.

Outro destaque é o frio, uma nova massa de ar polar está avançando e essa próxima madrugada será gelada em boa parte dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Há possibilidade de formação de geadas, principalmente nas regiões serranas e de alta altitude. Não há indicativos de que esse frio possa causar danos a nenhuma cultura, como no caso do milho safrinha, café, cana de açúcar e/ou hortaliças. Porém, alguns produtores do Mato Grosso já começam a se preocupar com essas temperaturas mais baixas, uma vez que vem atrapalhando/prejudicando as aplicações de desfolhantes na cultura do algodão. Aplicação essencial para a realização da colheita. E o problema é que essas temperaturas mais amenas deverão continuar ao longo dos próximos 10 dias.

Fonte: Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil