Chuvas continuam castigando o Sul e dão alivio nos Estados Unidos

Publicado em 15/07/2015 07:16
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que está estacionada sobre o Paraná, mantém o tempo fechado e chuvoso em toda a região Sul e sul do Mato Grosso do Sul nessa quarta-feira. As chuvas não estão dando trégua aos produtores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e do Paraguai e com isso, todas as atividades de campo continuam paralisadas, principalmente a colheita do milho safrinha e a finalização do plantio do trigo. Além de prejudicar os trabalhos, esse excesso de chuvosas, muitas vezes seguidas por fortes temporais, tem afetado a produtividade das lavouras e, principalmente, a qualidade dos produtos. Já há um percentual significativo de grãos ardidos de milho e a tendência é que aumente, já que as chuvas continuarão durante esses próximos dias. Os modelos de previsão continuam indicando chuvas para esses próximos 10 dias. Lavouras de trigo também estão sendo afetadas, uma vez que aumentou muito os percentuais de plantações infectadas por doenças e por conta desse tempo, os produtores não estão conseguindo ir a campo e realizar os tratamentos fitossanitários necessários.

Já no restante do Brasil, a quarta feira será de tempo firme e sem previsões para chuvas, permitindo que os produtores consigam realizar os trabalhos de colheita do milho, algodão, café, cana de açúcar, hortaliças e das demais culturas sem maiores transtornos. E esse padrão meteorológico no Sudeste, Centro-oeste e no MAPITOBA deverá se manter inalterado ao longo desses próximos 10 dias.

Nos Estados Unidos as chuvas começam a dar uma trégua. Para essa quarta-feira há previsões apenas para pancadas de chuvas isoladas sobre algumas regiões produtoras do meio-oeste e do leste. Sendo que na maior parte das regiões produtoras de grãos norte-americanas as previsões são de tempo firme e temperaturas em elevação. E ao longo desses próximos 10 dias, esse deverá ser o padrão meteorológico, chuvas apenas na forma de pancadas isoladas. Com isso, as condições melhoram ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho, trigo e algodão. Contudo, as perdas contabilizadas até o momento são irreversíveis e mesmo com essa diminuição nos volumes totais das chuvas, durante esses próximos 10 dias, esse mínimo poderá ser ainda suficiente para causar algumas perdas pontuais.

Por: Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Extremos: RS em calamidade pública e com previsão de mais chuva, enquanto Centro-Oeste tem onda de calor
Temporais devem avançar sobre Santa Catarina
Chuvas extremas provocam enchente histórica no Vale do Taquari
Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva
Inmet mantém previsão de calor intenso e parte do Brasil e tem alerta vermelho para chuvas no Sul