Semana termina com tempo aberto em grande parte do Brasil

Publicado em 04/09/2015 07:27
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

A primeira semana de setembro vai terminando com tempo aberto e sem previsões para chuvas para essa sexta-feira em grande parte do Brasil, apenas poderá vir a ocorrer pancadas de chuvas, isoladas e de curta duração sobre a região sudeste e extremo leste de São Paulo. Desse modo, essa sexta-feira será mais um dia bastante favorável as práticas agrícolas, como colheita da cana de açúcar, do café, algodão e para a finalização do milho safrinha. As temperaturas continuarão bastante altas, com os termômetros marcando valores bem acima da média em vários municípios do Sudeste e Centro-oeste.

O final de semana deverá ser também de tempo aberto e com possibilidade apenas para possíveis pancadas de chuvas isoladas sobre a faixa leste das regiões Sul e Sudeste. Mas já na segunda-feira há previsões para pancadas de chuvas mais generalizadas sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais. Serão chuvas irregulares e com volumes muito variados entre uma localidade e outra. E aos poucos esse sistema meteorológico irá avançar e ganhar intensidade sobre boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Com isso, os trabalhos de colheita poderão vir sofrer paralisações momentâneas, bem como algumas práticas agrícolas. Mas como serão chuvas irregulares, uma ou outra localidade poderá não ser tão prejudicada. E com o retorno das chuvas as temperaturas não deverão ficar tão altas quando essa semana.

Já para os Estados Unidos, a sexta-feira será de chuvas apenas na forma de pancadas sobre algumas localidades do meio-oeste e esse deverá ser o padrão do tempo durante esses próximos 5 dias, ou seja, chuvas apenas na forma de pancadas. Essa irregularidade no regime das chuvas tem provocado perdas de produtividade em várias lavouras de soja e milho, uma vez que em algumas microrregiões os volumes de chuvas ocorridos nessas últimas 3 semanas foram muito baixos, causando estresse hídrico. E mesmo com a previsão de chuvas para esses próximos dias, ainda poderão vir a ocorrer perdas pontuais. O mesmo deverá vir a ocorrer ao longo do mês de setembro, com a colheita, pois as simulações dos modelos de previsão indicam chuvas mais generalizadas e até mesmo em bons volumes ao longo de todo o mês de setembro, porém ainda continuarão irregulares. Desse maneira, haverá regiões que terão dificuldades para a realização da colheita e outra não.

 

Por: Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte: Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul
Sobe para 37 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
RS: Chuvas diminuem no final de semana, mas nova frente fria já aparece no radar, mantendo estado em alerta