Clima na Argentina: boas chuvas para a soja, falta de chuvas para o trigo do sul de Buenos Aires

Publicado em 28/11/2016 08:41

Na Argentina, mais chuvas chegaram neste final de semana e deixaram entre 20 a 75mm no oeste de Buenos Aires e no norte de La Pampa, onde já havia excessos hídricos, de 30 a 100mm em grande parte de Entre Ríos e no centro-norte de Santa Fe e de 20 a 30mm no norte de Buenos Aires.

As chuvas foram oportunas para a soja já plantada, que está com 33,7% de avanço a nível nacional, de acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Além disso, permitirão que o plantio avance nos próximos dias nas áreas que estavam requerindo umidade. O milho e o girassol também foram beneficiados.

No entanto, as chuvas falharam no sudeste de Buenos Aires, em um momento no qual o cultivo de trigo está definindo o seu rendimento - e logo após este cultivo receber geadas e sofrer com falta de umidade nos lotes.

De acordo com o engenheiro agrônomo Esteban J. Copati, a chuva acumulada também agravou o panorama em outras partes do estado. O sul fica sem umidade para realizar o plantio de soja, enquanto os excessos ocorridos no oeste podem ser prejudiciais.

Com informações do La Nación

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)