Orvalho congelante domina paisagens do sudoeste de MS na manhã desta sexta

Publicado em 28/04/2017 12:04

Com a manutenção das baixas temperaturas e a grande umidade relativa do ar, o fenômeno do orvalho congelante predominou em algumas paisagens do sudoeste de Mato Grosso do Sul no início da manhã desta sexta-feira (28). Em Ponta Porã, por exemplo, que teve mínima de 9,2ºC e sensação de 5ºC, pastagens e cultivos amanheceram cobertos com gotículas congeladas.

O meteorologista Natálio Abraão Filho explica que no caso de Ponta Porã, da mesma forma como ocorreu na quinta-feira, se a temperatura tivesse caído para menos de 5ºC teria ocorrido geada, mas como ficou acima deste patamar, provocou a formação do orvalho congelante. “Se tivesse geado, não seriam gotículas sobre as plantas e sim uma fina camada congelada”, comenta.

Abraão revela que nesta sexta a menor temperatura do estado foi registrada em Amambai, cidade vizinha a Ponta Porã, em que às 5h (de MS), os termômetros marcaram 5,4ºC, com sensação de 0ºC. Já em Campo Grande, a mínima foi de 12,1ºC e a sensação térmica de 7ºC.

O meteorologista aponta que em um quadrilátero formado pelos municípios de Amambai, Eldorado, Paranhos e Iguatemi, a temperatura ao longo da madrugada pode ter caído para menos de 5ºC e ter ocorrido geada em pontos isolados.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MS.

Fonte: G1 - MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)