Argentina: Agroindústria indica diminuição dos excessos hídricos, mas aponta para La Niña fraco

Publicado em 19/09/2017 09:22

Depois das chuvas abundantes que a Argentina recebeu na semana passada, que levaram a situação de excessos hídricos a quase toda a província de Buenos Aires, um informe da Oficina de Risco Agropecuário do Ministério de Agroindústria (ORA) do país, divulgado na segunda-feira (18), sinaliza que foi registrada, nos últimos dias, uma diminuição das regiões com excedentes de água.

De acordo com a ORA, grande parte da província de Buenos Aires diminuiu duas ou três categorias, ficando, em grande parte, com reservar adequadas ou ótimas.

Segundo o boletim, isso ocorreu porque não houveram chuvas importantes nos últimos dias. Também diminuiu o número de localidades que corre risco de sofrer com excessos hídricos nos próximos sete dias.

Para esta semana, são esperadas chuvas na quarta-feira em Buenos Aires, La Pampa, sul de Santa Fe e Entre Ríos. A quinta-feira trará as chuas mais importantes da semana, no norte de Buenos Aires e Córdoba e no sul de Santa Fe e Entre Ríos.

A ORA também indica que, a meados de setembro, o Pacífico equatorial se encontra em condições neutras. Mas no centro da área se observa um esfriamento que está próximo do correspondente a um La Niña.

Assim, o boletim destaca que "a coleção de modelos internacionais indicam para a primavera e o verão a continuidade do estado neutro, mais frio do que o normal ou com o desenvolvimento do fenômeno La Niña com intensidade fraca. Essa previsão se difere da anterior, que indicava a continuidade do estado neutro em grande parte dos modelos".

Tradução: Izadora Pimenta

 

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil