Clima: Sistema histórico mostra nuvens pesadas sobre diversos estados do Brasil central nesta 4ª

Publicado em 08/11/2017 09:43

Imagens do satélite Góes 16 registraram nesta manhã de quarta-feira (8) a ocorrência de um sistema histórico sobre estados do Brasil Central, com nuvens pesadas sobre o estado de Tocantins, Goiás, Leste de Mato Grosso, Noroeste de Minas Gerais e Oeste da Bahia. Com essa condição, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para ocorrência de chuvas intensas em algumas regiões desses estados até amanhã (9), volumes diários de até 50 milímetros.

Veja imagens feitas pelo satélite com o sistema nesta 4ª feira:


Fonte: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com Expedito Rebello, coordenador geral do Inmet, esse sistema captado pelo satélite é histórico. Para os próximos dias, o modelo Cosmo do Inmet mostra muitas instabilidades em toda a região do Matopiba. Essa condição perdura até pelo menos a segunda quinzena de novembro. O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) também alerta para chuvas fortes nessas regiões.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (09/11 a 11/11) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", disse o instituto em nota. O aviso vai até às 10h desta quinta-feira e vale para as áreas do Sudeste Paraense, Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense e Norte Tocantinense.

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 4ª e 5ª feira:


Fonte: Inmet

Os produtores devem ficar atentos às previsões específicas de suas regiões. A safra de grãos segue sendo plantada em todo o Brasil.

Durante todo o dia de ontem choveu forte em todos esses estados que seguem com previsão de chuvas nesta quarta. Segundo informações reportadas pela Climatempo, em apenas duas horas, as precipitações acumularam 84,2 na cidade de Marianópolis (TO). Entre 15 e 17 horas (local), a rede Earth Networks detectou 658 raios. (Veja imagens abaixo) A terça-feira também foi de muitas chuvas em Brasília (DF), com acumulados superiores a 30 mm.

   

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio