Meteorologia Mundial confirma início do La Niña já na virada do ano

Publicado em 18/12/2017 18:41

Recentemente, as temperaturas da superfície do mar na parte oriental do Pacífico tropical têm esfriado e já chegam a condições características de um episódio fraco de La Niña. Da mesma forma, a maioria dos indicadores atmosféricos agora coincidem com os correspondentes para as primeiras fases de um episódio de La Niña.

Os modelos climáticos indicam que é provável que estas condições de La Niña serão mantidas até o primeiro trimestre de 2018. E é menos provável que retornará às condições neutras de um período de El Niño-Oscilação do Sul (ENSO) antes do início de 2018 e a possibilidade de um episódio de El Niño parece muito remota antes do segundo trimestre do ano que vem. Os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais continuarão a monitorar de perto a evolução do fenômeno ENSO nos próximos meses.

Segundo informações da Organização Meteorológica Mundial, em um reporte sobre o fenômeno, há de 70% a 80% de possibilidade de que as condições de La Niña se estendam até o primeiro trimestre de 2018. 

A organização prevê ainda que se trate de um La Niña fraco, com uma pequena possibilidade de poder se desenvolver para uma intensidade moderada. 

No documento abaixo, confira a íntegra do boletim da Organização Meteorológica Mundial:

Tradução: Notícias Agrícolas

Por Carla Mendes

Fonte: Org. Meteorológica Mundial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil