Clima: Aumentam condições para chuvas na região do Matopiba a partir desta 6ª feira

Publicado em 26/01/2018 09:56

Aumentou a formação de áreas de instabilidade sobre o Nordeste do Brasil com a circulação dos ventos, segundo a Climatempo. Com isso, condições para chuva aumentaram, principalmente na região do Matopiba, a partir desta sexta-feira (26). Os maiores acumulados nos próximos dias estão previstos para o estado de Tocantins.

"Nesta sexta-feira só não há expectativa de chuva entre Vitória da Conquista, o Recôncavo baiano e o estado de Sergipe... Nas demais áreas do litoral e do interior, também ocorrem bons períodos de sol, no entanto, há expectativa para pancadas de chuva ao longo do dia. A chuva pode vir com raios e com moderada a forte intensidade principalmente sobre os estados do Maranhão e Piauí", informou a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/01 a 29/01) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Conforme mostra o mapa acima, modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirma essa condição de maiores instabilidades sobre a região Nordeste do Brasil. A Climatempo destaca ainda que a umidade vai se espalhar mais no final de semana. "Não se descarta a possibilidade de algumas pancadas mais fortes e que possam vir acompanhadas de raios", noticia.

No período de 26 de janeiro até 30 de janeiro, os maiores volumes acumulados devem se concentrar sobre o Tocantins, com até 150 milímetros, mas toda a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) será beneficiada. De acordo com o mapa de chuva acumulada, apenas a faixa Leste da Bahia terá baixos volumes no período. (Veja o mapa abaixo)


Fonte: Climatempo


Chuvas chegando durante aplicação de fungicida em Cafelândia (PR). Envio de Álvaro Busetti

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

AgResources confirma chuvas para o centro do Brasil

As projeções atualizadas trazem chuvas se intensificando sobre o Centro do Brasil nos próximos 5 dias. Os totais que já eram previstos com índi-ces elevados, agora podem chegar até os 125 mm acumulados até o dia 31, para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sudoeste de Goiás e o sul de Minais Gerais.

Além do mais, leves chuvas são projetadas para a província de Buenos Aires e quase todo o Centro-Norte da Argentina, neste mesmo período. No entanto, os mapas para os primeiros 10 dias de fevereiro continuam secos e sem boas projeções climáticas em toda a Argentina e o sul do Brasil.

As precipitações são irregulares e escassas entre 1 e 11 de fevereiro, para tais áreas. Neste mesmo intervalo, o padrão climático se mantém chuvoso no Centro e Nordeste do Brasil, com  rodadas regulares de chuvas acima dos 25 mm acumulados por evento. 

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva
Inmet mantém previsão de calor intenso e parte do Brasil e tem alerta vermelho para chuvas no Sul
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil