Tempo: Chuvas voltam a ficar mais concentradas sobre Centro-Norte do país; parte do Matopiba com chuvas intensas nesta 6ª

Publicado em 16/02/2018 09:56

As chuvas voltam a ficar mais concentradas sobre a faixa Centro-Norte do país a partir desta sexta-feira (16), de acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mas sem acumulados expressivos. Apenas em áreas do  Matopiba chove bastante. Enquanto isso, no Sul, o tempo deve continuar aberto.

Leia mais:
» Chuva pode afetar colheita da soja na maior parte do Brasil; final de semana será divisor de águas

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 126 horas (17/02 a 21/02) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Na região Centro-Oeste do Brasil, as precipitações podem ocorrer a qualquer hora do dia com ar quente úmido que se espalha pela região, mas não serão em altos acumulados. No final de semana, as chuvas serão mais expressivas com a formação de nuvens mais carregadas. Essa condição demanda atenção dos produtores da região que estão em colheita.

Já o Matopiba também tem previsão de chuvas para os próximos dias, mas com volumes mais altos. Nesta sexta, por exemplo, alguns estados da região estiveram em alerta para a possibilidade de altos acumulados, até 50 milímetros no dia, principalmente sobre o Piauí. São baixos os riscos de danos e alagamentos. Bahia será o estado com menores volumes nos próximos dias.

Produtores de grãos do Matopiba devem estar atentos com as condições do tempo na região, uma vez que as chuvas podem atrapalhar os trabalhos de colheita. No Centro Oeste, principalmente os produtores mato-grossenses, que não conseguem realizar a colheita da soja, alguns já têm acumulado prejuízos com os altos preços do frete por conta da alta umidade dos grãos.

No Sul, tempo seco continua predominando nos próximos dias. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região deve ficar sem chuvas pelo menos até o início da próxima semana. Além disso, as temperaturas já estão mais baixas com influência do ar seco polar.

Veja o mapa com a chuva acumulada no Brasil nos últimos cinco dias:


Fonte: Inmet

A partir da próxima semana, um novo sistema de origem frontal deve chegar à região Sul, trazendo chuvas mais significativas. Nos últimos dias, com a presença de uma frente fria, as temperaturas diminuíram na região, com valores recordes sendo registrados para a estação do ano - como 8,8°C em Jaguarão (RS). Ocorreram rajadas de vento e, até mesmo, presença de granizo.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas