Semana deve ser de temperaturas em queda e poucos volumes de chuva na região agrícola da Argentina

Publicado em 29/03/2018 11:19

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou seu Panorama Agrícola Semanal (PAS) para a Argentina, no qual destaca que os ventos irão rotacionar para o setor norte, aumentando moderadamente a temperatura e aportando umidade atmosférica.

Paralelamente, terá início uma frente fria que, na primeira parte da perspectiva, deverá provocar chuvas de variada intensidade sobre o oeste e o centro da área agrícola. Junto a ela, a entrada de ventos do setor sul deve provocar uma marcada queda de temperatura na maior parte da área agrícola.

Com isso, o norte e o centro do Noroeste Argentino, a maior parte do Paraguai, o norte e o centro da região do Chaco, o extremo norte da Mesopotâmia, grande parte do Cuyo e o oeste e parte do centro da região dos Pampas devem observar chuvas moderadas a abundantes (10mm a mais de 50mm), com possíveis focos de tempestades severas.

Grande parte do Noroeste Argentino, o sul da região do Chaco, partes do Cuyo (San Juan, San Luís e Mendoza), o centro-leste e o leste da região dos Pampas, a maior parte da Mesopotâmia e a maior parte do Uruguai receberão chuvas escassas (menos de 10mm), com focos de valores moderados (mais de 10mm).

As temperaturas devem ficar superiores a 15ºC, com focos de valores superiores a 20ºC, no leste do Noroeste Argentino, na maior parte da região do Chaco, no norte de Misiones, no noroeste de Córdoba, no noroeste de Corrientes, no norte de Cuyo, no noroeste de Santa Fe e no sudeste e noroeste do Paraguai.

O centro do Noroeste Argentino, a maior parte da Mesopotâmia, o centro de Cuyo, o leste de Buenos Aires, o sudoeste de La Pampa e a maior parte do Uruguai deverão ter temperaturas mínimas entre 10°C a 15°C.

O centro-leste do Noroeste Argentino, o centro-oeste e o leste de Cuyo, a maior parte da região dos Pampas e o sudoeste do Uruguai deverão ter temperaturas mínimas entre 5°C e 10°C. O oeste do Noroeste Argentino e o oeste de Cuyo terão temperaturas mínimas inferiores a 5°C, com geadas localizadas e gerais.

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas