Tempo: Instabilidades avançam sobre Centro-Sul e SP e MS tem alerta de tempestades nesta 5ª

Publicado em 27/09/2018 11:22 e atualizado em 27/09/2018 11:53

 

Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão aumentam as chuvas sobre áreas do Centro-Sul do país. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a ocorrência de tempestades nesta quinta-feira (27) em áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

De acordo com o instituto, são esperadas chuvas entre 20 e 60 milímetros por hora ou até 100 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h) e queda de granizo. Em algumas áreas, pode ocorrer corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta quinta-feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta quinta-feira:



Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense, Serra Da Mantiqueira

No final da semana, segundo o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas ficam mais isoladas sobre o Centro-Sul do país, mas ainda ocorrem. Segundo a Climatempo, a tendência de chuva forte para os próximos dias no Sul pode até prejudicar o volume quanto a qualidade da safra de trigo na região.

Por outro lado, a condição mais úmida em áreas produtoras na região central do Brasil favorece o início dos trabalhos de plantio no campo. O plantio da safra de verão já pode ser iniciado em áreas do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nos estados de Goiás e Minas Gerais, o plantio será liberado a partir do dia 30.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (28/08 a 30/09) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Nesta quarta-feira (26), diversas cidades do Centro-Sul figuraram entre os maiores acumulados do país. Os cinco maiores foram: Guarantã do Norte (MT): 44,6 mm, Canela (RS): 36,8 mm, São Felix do Xingu (PA): 31,8 mm, Bom Jesus (RS): 29,0 mm e Benjamin Constant (AM): 28,0 mm.

Segundo o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, há tendência de o mês de outubro começar com baixos volumes sobre a maior parte da região central do Brasil. Apenas o Sul e Norte do país terão precipitações mais volumosas.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 27 de setembro até 13 de outubro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Ainda nesta quinta, segundo o Inmet, é prevista baixa umidade em áreas da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet


Lavoura irrigação automatizada e adubação balanceada em São Gabriel da Palha (ES). Envio de Eriveuton Mauri


Soja em Alto Santa Fé em Nova Santa Rosa (PR). Envio Tiago Weber Land​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (18) para todo o Brasil
Novas rodadas de chuva e frio são previstos para a próxima semana e desta vez, além do RS, SC E PR também serão atingidos
Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 17/5, 9h
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (17) para todo o Brasil
Norte do Rio Grande do Sul segue com chuva e estado deve passar por gangorra térmica nos próximos dia