Tempo: Início da 2ª quinzena de outubro terá menos chuvas no BR central e altos volumes no Sul e Sudeste

Publicado em 07/10/2019 10:48
Veja o mapa de onde choveu nas últimas 24 horas em todo o Brasil; altos acumulados no Sul do país


Imagem de satélite nesta segunda-feira (07) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

O início da segunda quinzena do mês de outubro deve apresentar uma mudança na situação das chuvas em áreas centrais do país, onde pontos produtores devem voltar a ter menores volumes no período, segundo o centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

O mapa de precipitação acumulada do centro de previsão do NOAA mostra que, no período de 07 até 15 de outubro, as chuvas seguirão sobre a maior parte do país com volumes de baixa a moderada intensidade. Os maiores acumulados ocorrem em áreas das regiões Norte, Sudeste e Sul.

A mudança ocorre mesmo a partir do dia 15 e vai até 23 de outubro. O mapa do centro de meteorologia ligado ao NOAA mostra que as chuvas reduzem bastante no Nordeste e em pontos do Centro-Oeste. Enquanto isso, em áreas da região Norte, pontos do Sudeste e Sul, os volumes ficam altos a moderados.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 07 de outubro até 23 de outubro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

O mapa de água no solo em centímetros, do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, aponta que melhorou nos últimos dias a condição em áreas da região Sul, com água no solo entre 55 e mais de 75 centímetros. Enquanto isso, na maior parte do país, os volumes estão próximos dos 50 centímetros.

Veja o mapa de umidade no solo por centímetros no Brasil:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), destacou em entrevista ao Notícias Agrícolas que um bloqueio atmosférico deve acontecer nos próximos dias sobre áreas da região central, impedindo o avanço das chuvas.

"Os ventos impedem o deslocamento do sistema mais ao norte, o que tem evitado boa distribuição da chuva e causado as condições de chuvas irregulares", disse o meteorologista.

Veja mais:
» Região Central do país deve passar por mais um período seco a partir do dia 10/10

Nos primeiros dias desta semana, as chuvas começam isoladas sobre áreas da região Sul do país, segundo aponta o modelo Cosmo do Inmet. Enquanto isso, as precipitações seguem também muito isolados sobre pontos da região central e localidades da região Norte, em altos volumes.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (08/10 a 10/10) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

"A segunda semana de outubro começa com diminuição de nebulosidade e temperaturas amenas na Região Sul, mas a tendência é de que o ar fique cada vez mais quente e seco até ao final desta semana", destaca a Climatempo após apontar que os últimos dias foram de pancadas de chuva e ventos fortes sobre o Sul.

A empresa meteorológica destaca que a maioria das áreas do Paraná e Santa Catarina terão nebulosidade, mas períodos de sol. "A partir da terça-feira, 8 de outubro, uma massa de ar seco vai ganhando força sobre a Região Sul do Brasil. A nebulosidade e as condições para a chuva diminuem cada vez mais", diz a Climatempo.

O mapa de precipitação acumulada do Inmet, das últimas 24 horas, mostra que altos acumulados foram registrados sobre quase toda a região Sul do país, mas pontos de do Centro-Oeste e Norte também tiveram altos acumulados no período, inclusive áreas produtoras.

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Nas últimas 24 horas, em todo o Brasil, as cinco cidades com maiores acumulados no período, segundo dados do Inmet, foram Pium (TO): 78,4 mm, Cotriguaçú (MT): 58 mm, Cuiabá (MT): 57 mm, São Vicente (MT): 48,2 mm e Bom Jardim da Serra (SC): 46,4 mm.


Foto na região Caarapó (MS). Envio do Produtor Guedin


Foto na região Caarapó (MS). Envio do Produtor Guedin


Foto na região de Corpus Christi - Paraguay. Envio do engenheiro agrônomo Tiago Augusto Mendonça.


Foto em São João da Urtiga(RS). Envio de Túlio Golembiewski.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil