Muita chuva: Sul amanhece com acumulados expressivos e tendência é permanência das chuvas em toda a região

Publicado em 30/06/2020 10:40 e atualizado em 30/06/2020 11:13
Inmet monitora possibilidade de neve no dia 2 e frio intenso, com geadas moderadas, devem acontecer logo depois

Conforme indicavam as previsões, a terça-feira (30) começou com muita chuva na região sul do Brasil. Segundo os primeiros dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre a madrugada e manhã desta terça Bento Gonçalves/MG registrou 104 mm de chuvas, Cruz Alta/RS registrou 99 mm e Campo Bom/RS registrou 74 mm. "Os volumes são bem significativos e a tendência é que continue chovendo de maneira expressiva no dia de hoje. Estamos com aviso laranja e vai permanecer até amanhã pelo menos", afirma Naiane Araújo, meteorologista do Inmet.

Segundo Naiane, os volumes já são expressivos, mas apenas ao longo do dia a frente fria em formação no Paraguai começa a ganhar intensidade e avança para o Brasil, aumentando além das chuvas, as condições para ventos fortes em toda a região sul do Brasil. "Vento muito forte no interior do Rio Grande do Sul e amanhã a tendência é que chova no centro-leste do Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina", afirma. 

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, nas próximas 24 horas, são esperadas precipitação entre 70 e 90 milímetros em alguns pontos, com destaque para região central do estado. Para as demais regiões, os volumes também chamam atenção, entre 20 e 40 mm. "O acumulado ao longo do dia deve continuar significativo e além disso podemos ter chuvas de granizo e chuvas fortes, principalmente no norte do Rio Grande do Sul", destaca a meteorologista. 

O modelo aponta ainda que nas próximas horas a condição de chuva também chega até Santa Catarina. O modelo indica que a tendência é de chuva para todo o estado, com destaque para a região sul que pode ter os maiores acumulados - entre 20 e 40 milímetros. Também pode voltar a chover no Paraná, mas ainda com volumes mais baixos quando comparados com os demais estados. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

Inmet já monitora neve nas regiões serranas e frio intenso chega logo depois no sul do Brasil

Os meteorologistas já começam a observar condições de neve para as regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos primeiros dias do mês de julho. Segundo a Climatempo, a possibilidade de nevar está sendo considerada para a madrugada e manhã do dia 2 de julho de 2020.  "Mas não há expectativa de uma grande nevada e nem de que o fenômeno aconteça em grande escala", afirma a previsão. 

Segundo Naiane, as condições chamam atenção porque após o dia 2 as temperaturas devem cair de maneira mais agressiva em todo o sul do Brasil. "A partir disso teremos uma condição de frio mais seco e com grande possibilidade de geada com intensidade moderada no Rio Grande do Sul e em alguns pontos podemos registrar pontos fortes de geadas", afirma a meteorologista. 

Os mapas de previsão de temperatura do Inmet mostram que a partir do dia 2, as mínimas devem ficar entre 2 e 4 graus no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Naiane destaca que quando os mapas mostram mínima de 4 graus, já é esperado que as regiões registrem mínimas mais baixas.

Ao longo da quinta-feira (2) a massa de ar frio tende a avançar para o norte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo, com mínimas entre 2 e 4 graus. O frio pode avançar também para o sul de Minas Gerais. "Ainda precisamos continuar acompanhando, mas não descartaria a possibilidade de geadas para o extremo sul mineiro", finaliza a meteorologista.

Veja o mapa de previsão de temperatura para todo o Brasil para o dia 2 de julho:


Fonte: Inmet 

 

 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)