Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para uma área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, devido ao elevado volume de chuva previsto até o fim do domingo (8). O aviso começou a valer ao meio-dia desta sexta-feira (6) e segue até as 23h59 de domingo.
![]()
De acordo com o Inmet, há previsão de chuvas superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia, o que eleva significativamente o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas urbanas e regiões com histórico de ocorrências desse tipo.
As áreas mais afetadas pelo alerta incluem o Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Zona da Mata mineira, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, além de praticamente todo o estado do Rio de Janeiro, abrangendo a Região Metropolitana, Baixadas Litorâneas, Norte, Noroeste e Centro Fluminense.
Além do alerta vermelho, o órgão também mantém um aviso laranja de perigo para chuvas intensas, válido até a manhã de domingo (8), que atinge uma extensa área do país. Nesse nível, são esperadas precipitações entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h, com risco de quedas de árvores, cortes de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.
No Sudeste, esse alerta inclui regiões como o Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce, Metropolitana de Belo Horizonte, além de áreas do interior e do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. O aviso também se estende por estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Há ainda alertas amarelos de perigo potencial para chuvas intensas e acumulado de chuva em grande parte do Nordeste, com volumes menores, entre 20 e 30 mm por hora, mas que ainda podem provocar alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos, principalmente em áreas vulneráveis.
No Sul do país, o Inmet chama atenção para avisos de tempestade, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo, além de um alerta para declínio de temperatura, indicando queda entre 3°C e 5°C, especialmente no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
0 comentário
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra