Campanha gaúcha pode ter geadas na madrugada; Centro do Estado tem previsão de chuvas

Publicado em 11/08/2020 10:16 e atualizado em 11/08/2020 13:30

Após a passagem de uma frente fria e aumento na circulação dos ventos no sul do Rio Grande do Sul, as previsões para a próxima madrugada indicam chances de geadas para a região. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente avançando pelo Uruguai vai passar de maneira muito rápida pela região nesta terça-feira (11) e o declínio na temperatura pode chegar a 7 graus na divisa com o Uruguai. 

Falando em chuva, Heráclio destaca que a frente aumenta a instabilidade no local, mas os volumes não devem ser tão expressivos para a área. Segundo o modelo Cosmo, os acumulados não devem ultrapassar os 6 milímetros. "Ali na região da Campanha Gaúchas as geadas devem ficar entre fraca e demorada", afirma o meteorologista. 

Os modelos de temperaturas, por volta das 10h12 (horário de Brasília) desta terça-feira (11) indicavam mínima de 20 graus para a região. Já a previsão para as próximas horas, indicam mínimas de pelo menos 12 graus. A tendência é que o declínio seja ainda mais expressivo nos próximos dias. Os modelos de previsão de geadas do Sisdagro destacam que as geadas mais intensas podem acontecer exatamente na fronteira com o Uruguai. 

Veja a previsão de temperatura para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

 

O modelo Cosmo indica ainda que a frente deve avançar para a região central do RS, com volumes podendo chegar a 60 mm em alguns pontos da região. Heráclio destaca que esse sistema passa rápido também pelas demais regiões, podendo levar chuvas para Santa Catarina e Paraná, mas com volumes mais baixos quando comparados com o RS. Além disso, a circulação dos ventos deve aumentar a nebubolosidade também no Mato Grosso do Sul. 

Porém, no final de semana, um novo sistema deve se formar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com maiores chances de chuvas para os três estados do sul do Brasil. Segundo o Cosmo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ter chuvas entre 20 e 40 milímetros.

Com o avanço do sistema, os volumes podem ficar mais intensos e a previsão passa a indicar chuvas para o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Caso as previsões se confirmem, os três estados podem receber chuvas acima de 30 mm. O modelo indica ainda que no dia 18, próxima terça-feira, as chuvas podem voltar a acontecer também no extremo sul de Minas Gerais, com precipitação de até 30 mm. 

Veja o mapa de precipitação prevista até o dia 18 de agosto em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

 

Tags:

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)