Forte onda de calor aumenta as temperaturas: Centro-Oeste pode bater 42ºC nesta quinta

Publicado em 10/09/2020 10:28 e atualizado em 10/09/2020 13:30
Sudeste deve ter temperaturas cerca de 5ºC acima da média; veja previsões detalhadas

Uma intensa onda de calor vai aumentar as temperaturas na região Sudeste do Brasil nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de altas temperaturas válido para Minas Gerais e São Paulo, que devem registrar temperatura com 5º graus acima da média até o próximo domingo, dia 13. 

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorlogista do Inmet, a forte massa de ar seco que atinge todo o Brasil ganhou intensidade, aumentando as temperaturas nos dois estados. Os mapas de previsão de temperatura para as próximas 24 horas, indicam que as máximas podem chegar a 38 graus. 

>>> NOAA confirma retorno do La Niña ainda este ano; pico deve acontecer entre novembro e janeiro

"Os meteorologistas alertam para um fim de semana de calor recorde, o mais quente do ano, até agora. Várias cidades paulistas vão registrar temperaturas elevadas e possíveis recordes", afirma a previsão da Climatempo para São Paulo. Além das altas temperaturas, o estado de São Paulo também fica em alerta pela baixa umidade relativa do ar, que deve ficar entre 20% e 30%. 

É importante ressaltar que as altas temperaturas preocupam produtores de café em Minas Gerais e na cidade Franca/SP. O déficit hídrico no parque cafeeiro já é considerado o mais severo dos últimos anos e a produção da safra 2021 já começa com potencial de perda, consequência da falta de chuvas e temperaturas elevadas. 

Já a região Centro-Oeste continua em alerta de altas temperaturas e de baixa umidade relativa do ar. Os modelos do Inmet sinalizam máximas acima dos 40 graus para o extremo sul do Mato do Grosso e áreas do norte do Mato Grosso do Sul, podendo chegar a 42 graus nesta quinta. Nas demais regiões, os termômetros devem ficar entre 38 e 40ºC. As mesmas condições são esperadas para Goiás e toda região do Matopiba. 

Também chama atenção as altas temperaturas previstas para o Paraná, que tem autorização para início do plantio da soja neste dia 10 de setembro, mas que ainda não começou, também consequência de baixos volumes de chuvas em todo o estado. Segundo o Inmet, as máximas no Paraná devem ficar entre 36 e 38 graus, sendo as temperaturas mais altas esperadas para o Noroeste do estado. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

 

Já no caso das chuvas, elas continuam restritas ao Rio Grande do Sul, mas segundo Mamedes dão uma trégua nos volumes expressivos nesta quinta-feira (10). A partir de sexta-feira, um novo sistema deve avançar para o estado, voltando as condições de chuvas mais volumosas. Segundo a Climatempo, o sistema também aumentará as chances de temporais no RS. 

"Outra frente fria passa pelo litoral do Rio Grande do Sul nesta próxima sexta-feira e mais um sistema está previsto para o domingo. Assim, serão três frentes frias em apenas 4 dias que vão renovar as áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul", comenta a Climatempo.  No sábado, 12, o alerta para a chuva forte e mais volumosa é para o sul e o leste gaúcho e a Grande Porto Alegre fica sujeita a mais temporais. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


Inicio do plantio da soja 2020/21 em Naranjal- Paraguay Foto de Cledison Conte


Inicio do plantio da soja 2020/21 em Naranjal- Paraguay Foto de Cledison Conte​


Valério Rocha de Corpus Christi Canindeyu/Paraguai​


Valério Rocha de Corpus Christi Canindeyu/Paraguai​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra