Onda de calor: Inmet prevê temperatura na casa dos 40ºC para todo o Brasil nesta quarta-feira

Publicado em 30/09/2020 10:19 e atualizado em 30/09/2020 16:27
Alívio na temperatura deve acontecer apenas no fim de semana e apenas no Sul e Sudeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperatura na casa dos 40 graus todo o país nesta quarta-feira (30). A onda de calor é consequência da intensa massa de ar seco que segue predominante sobre o Brasil. Segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, apenas no final de semana as regiões Sul e Sudeste podem ter um alívio na temperatura.

"Pelo menos um estado de cada região do Brasil pode registrar temperaturas de 40ºC hoje", comenta a meteorologista. As temperaturas mais expressivas devem acontecer no Centro-Oeste, com mais intensidade no sul e oeste de Goiás, leste do Mato Grosso e todo o Mato Grosso do Sul, onde a temperatura máxima pode bater os 42 graus nas próximas 24 horas. 

A meteorologista destaca que também chama atenção as temperaturas previstas para o Triângulo Mineiro, que deve ter registro entre 40ºC e 42ºC. Ainda no Sudeste, em São Paulo as temperaturas também continuam elevadas, com previsão entre 36 e 40 graus, com destaque para o oeste do estado onde devem ser registradas as temperaturas mais altas. 

Temperaturas mais altas registradas

Segundo dados coletados pelas estações meteorológicas do Inmet, até as 15h30 desta terça-feira, as maiores temperaturas foram registradas no Mato Grosso do Sul. O município de Água Clara/MS registrou máxima de 43.8ºC, Coxim teve máxima de 43.6ºC e Corumbá, ainda no Mato Grosso do Sul, registrou 42.1ºC.

"Todo o estado do Mato Grosso do Sul está com temperaturas acima dos 38 graus", comenta Heráclio Alves, meteorologista do Inmet. Ainda no Centro-Oeste, Guiratinga no sul do Mato Grosso registrou temperatura de 41.9ºC. 

Já na região sul do Brasil, o Paraná predomina com as temperaturas mais altas. De acordo com Heráclio, todo o norte e noroeste do estado registrava 40 graus até a última atualização do Inmet. No Sudeste, as temperaturas mais elavadas estão sendo registradas em São Paulo. Ibitinga teve máxima de 41.6ºC e Votupuranga bateu os 41.3ºC. Em Minas Gerais, a onda de calor atinge principalmente o Triângulo Mineiro, com máxima de 40.7ºC em toda área. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para esta terça-feira: 


Fonte: Inmet 


No Sul do País, a massa de ar seco segue influenciando as temperaturas no Paraná. Apesar de chuvas serem registradas no Rio Grande do Sul, o sistema ainda não consegue avançar e o Paraná tem previsão de temperaturas entre 36 e 38 graus nesta quarta-feira. Já os outros dois estados da região sul, o norte do Rio Garnde do Sul e parte de Santa Catarina têm previsão de 34ºC.

O modelo Cosmo do Inmet, para as próximas 24 horas, indica chuvas mais volumosas apenas para o Rio Grande do Sul, com precipitação entre 20 e 30 mm. Os maiores acumulados são esperados para áreas do Centro-Leste do estado, enquanto as demais regiões podem ter chuvas pontuais.

Ainda nesta quarta, Santa Catarina também pode registrar chuvas isoladas. A tendência é que um novo sistema se aproxime do Rio Grande do Sul no final desta semana, aumentando as condições de chuvas no sul do estado, mas ainda sem força para romper o bloqueio e avançar para as demais regiões. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 


Fonte: Inmet 

Alívio nas temperaturas apenas no Sul e áreas do Sudeste

A intensa onda de calor deverá continuar ativa em todas áreas do país até, pelo menos, sexta-feira (2). Segundo Naiane, a tendência é que uma massa de ar mais frio comece a derrubar as temperaturas pelo sul do Brasil entre sexta e sábado (3). "As temperaturas vão cair no Sul e parte do Sudeste. A população vai sentir o alívio porque as temperaturas estão muito elevadas, mas até o momento não se trata de uma forte massa de ar frio", comenta. 

Segundo o modelo de previsão de temperatura, áreas do Rio Grande do Sul que vem registrando máximas entre 32 e 34 graus, terão declínio de pelo menos 10 graus, com máximas previstas entre 18 e 22 graus. O alívio será ainda mais expressivo para a parte sul do estado, com máximas entre 14 e 16 graus. 

O amanhecer durante o final de semana também será mais fresco. As mínimas podem ficar entre 6 e 8 graus. "Podemos ter ocorrências pontuais de geadas com intensidade fraca na região da Campanha", comenta a meteorologista. 

A tendência é que o ar frio avance também para Santa Catarina e Paraná, além de áreas de São Paulo. O modelo aponta declínio nas temperaturas previstos para domingo, com declínio significativo para São Paulo e Minas Gerais, que podem ter áreas com temperaturas máximas entre 20 e 24 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 


Fonte: Inmet 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra