Inmet destaca quarta-feira com muitas pancadas de chuvas para o Brasil Central

Publicado em 21/10/2020 10:22 e atualizado em 22/10/2020 06:34
Previsão indica ainda chances de queda de granizo no Centro-Sul de Minas Gerais

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (21) tem previsão de muita pancada de chuvas para o Brasil Central. De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as chuvas podem acontecer com intensidade no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. 

 

Chove de maneira irregular em toda a região desde o começo desta semana e a tendência é de regularização das chuvas nos próximos dias em todo o Centro-Oeste brasileiro. Falando em volumes, o modelo Cosmo indica chuvas para os três estados e também para São Paulo. "No centro-sul de Minas Gerais podemos ter novas quedas de granizo devido ao aquecimento e umidade", afirma o meteorologista. 

Segundo a Climatempo, o ar úmido está espalhado por quase todo país e a circulação dos ventos ajuda no crescimento de grandes nuvens, com potencial para provocar temporais."No sul e leste de São Paulo, deve chover com fraca a moderada intensidade à tarde e à noite. No norte de Minas, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde", afirma a previsão. 

Também tem alerta para temporais para noroeste  do Rio De Janeiro, no oeste do Espírito Santo, sobre o noroeste de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Rio Doce. "Também não tem risco de temporais no Tocantins e nem no norte e leste do Pará e no sul do Amapá", complementa. Já para o Centro-Oeste, a tendência é de períodos com sol, ar abafado e pancadas de chuvas com raios entre a tarde e noite desta quarta-feira (21). 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 



Fonte: Inmet 

 

A partir de sexta-feira, dia 23, novo sistema deve entrar pelo extremo sul do Rio Grande do Sul, devolvendo as chances de chuvas para o estado. Segundo o Cosmo, neste dia, são previstos acumulados de até 30 mm. 

A tendência é de evolução do sistema para as mais áreas do estado, com precipitação entre 20 e 30 mm em todo centro-sul do estado. O modelo mostra ainda tendência de que o sistema avance para o Centro-Norte do Brasil, aumentando inclusive os volumes de chuvas para o Mato Grosso. 

Os modelos do Inmet vão de encontro com as atualizações do modelo GFS divulgadas nesta quarta-feira (21). Segundo o NOAA, no período entre 21 e 29 de outubro, os maiores volumes continuam sendo previstos para o Sudeste, com chances de precipitação entre 90 e 100 mm. O modelo indica ainda chances de chuvas entre 50 e 60 mm em todo o Centro-Oeste. 

Já para o período entre 29 de outubro e 6 de novembro, o GFS sinaliza continuação das chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste, mas indica tempo estável para a parte sul do Brasil. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 


Fonte: NOAA 


Fazenda Reconquista em Jateí/MS Foto enviada por Nereu Cesar Medeiros


Colheita de trigo em Campinas do Sul/RS Foto enviada por André De Maman​


Fazenda Reconquista em Jateí/MS Foto enviada por Nereu Cesar Medeiros​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra