Corredor de umidade deixa Brasil Central em estado de alerta para tempestades nesta 5ª feira

Publicado em 22/10/2020 10:38 e atualizado em 22/10/2020 14:27

Um corredor de umidade passando por todo do Brasil Central deixa Minas Gerais e Espírito Santo com alerta de chuva intensa e tempestade nesta quinta-feira (22). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica que a tendência de chuva abrangente para toda a área e com acumulados que podem ultrapassar os 50 mm nas próximas 24 horas. 

"Grande parte de Minas e do Espírito Santo tem previsão volumes mais expressivos, a tendência é de chuvas intensas mais do período da tarde", afirma Heráclio Alves, meteorologista do Inmet. Falando em volumes, o modelo Cosmo sinaliza chuvas entre 30 e 40 mm no norte do Rio dde Janeiro, sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais.

O modelo também indica chance de chuvas volumosas para o extremo norte do Mato Grosso. Segundo Heráclio, com a umidade descendo da Amazonas, as chuvas agora passam acontecer de maneira mais regular e atingido a maior parte do Brasil Central. "Também tem alerta para temporais no sul e sudeste de Goiás", comenta a Climatempo. 

Já para o Sul do Brasil, a Climatempo destaca condições para chuva moderada a forte e com raios no litoral da Região, mas com predomínio de céu nublado e chuva no litoral sul gaúcho. "Chove também no sul do Rio Grande do Sul e o oeste deste estado tem pancadas de chuva a partir da tarde", afirma a previsão. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

As previsões do Inmet vão de encontro com as projeções da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), que segue indicando chuvas expressivas para Minas Gerais e Espírito Santo, até o próximo dia 30, com acumulados que podem ficar acima dos 100 mm. 

Segundo o NOAA, as previsões também são positivas para chuva em todo o Centro-Oeste, com precipitação entre 50 e 90 mm. Para o período entre 22 e 30 de outubro, o GFS indica condição de chuvas para os três estados da região sul, com precipitação prevista entre 35 e 60 mm. 

Já para o período entre 30 de outubro e 7 de novembro, o GFS mostra condição de chuvas para boa parte do país, com acumulados entre 50 e 70 mm em todo o Brasil Central. Ainda de acordo com o NOAA, neste período ainda há chances de chuvas para os três estados da região sul, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 


Fonte: NOAA 

 


Naranjal/Paraguay. Foto enviada por Cledison Conte


Avaré/SP Foto enviada por André Nascimento​


Entre Rios do Oeste/PR Foto enviada por Aurelio Maldaner​


Entre Rios do Oeste/PR Foto enviada por Aurelio Maldaner

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

 

Tags:

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas