Probabilidade de El Niño supera 60% entre setembro e novembro deste ano, mostra NOAA
![]()
A probabilidade de formação de um El Niño supera 60% no trimestre setembro–outubro–novembro de 2026, segundo a mais recente atualização da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada nesta quinta-feira (12). Os modelos climáticos indicam que, após a transição da La Niña para a fase neutra nos próximos meses, as chances de aquecimento do Pacífico equatorial aumentam no segundo semestre.
Atualmente, o Pacífico equatorial ainda apresenta características de La Niña. Em janeiro, o índice Niño-3.4 — que mede a temperatura da superfície do mar em uma área-chave do oceano — registrou -0,9°C, indicando águas mais frias que o normal. No entanto, o fenômeno vem perdendo intensidade.
A previsão oficial aponta que a La Niña deve dar lugar a uma fase neutra entre fevereiro e abril de 2026, com 60% de probabilidade. Essa neutralidade tende a predominar durante o verão do Hemisfério Norte (entre junho e agosto), quando a chance de permanência dessa condição é de 56%.
É justamente após esse período que cresce o sinal para o possível retorno do El Niño. O gráfico divulgado pela NOAA mostra aumento gradual das probabilidades do fenômeno ao longo do segundo semestre, superando tanto a La Niña quanto a neutralidade nos cenários mais avançados do ano.
Apesar da tendência, a agência destaca que as previsões feitas nesta época do ano costumam ter maior margem de erro. Ainda assim, os modelos indicam aquecimento das águas abaixo da superfície do Pacífico, um dos sinais que podem anteceder a instalação do El Niño.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento de pelo menos 0,5°C acima da média na região central do Pacífico equatorial, acompanhado por mudanças na circulação dos ventos e no padrão de chuvas. Quando se estabelece, o fenômeno pode influenciar o clima em várias partes do mundo, alterando regimes de precipitação e temperatura. Assim, embora a transição imediata seja para a fase neutra, o cenário mais observado pelos meteorologistas agora é a possível formação de um El Niño até o fim de 2026.
0 comentário
Previsão do Tempo: Frente fria provoca temporais e granizo no Sul nesta sexta-feira 13/02/2026
Probabilidade de El Niño supera 60% entre setembro e novembro deste ano, mostra NOAA
Chuvas começam a chegar ao RS nesta quinta (12) e INMET alerta para tempestades severas
El Niño volta em 2026 e deve ser mais forte
Previsão do Tempo: Frente fria e baixa pressão aumentam o risco de temporais - 12/02/2026
Prognóstico do Inmet para o trimestre indica calor acima da média e chuva irregular no Centro-Oeste, Sudeste e Sul