Chuvas avançam para Matopiba e Nordeste e previsão indica novo período seco no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 20/11/2020 09:59 e atualizado em 20/11/2020 13:15
Segundo Inmet, toda a região deve ficar pelo menos sete dias sem condição de chuvas

Após uma semana com chuvas mais abrangentes a previsão do tempo indica que a região Centro-Sul do Brasil volta a ter tempo seco na maior área já a partir desta sexta-feira (20). Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para as próximas 24 horas apenas o norte do Mato Grosso, áreas de Goiás e norte de Minas Gerais mantém a condição de chuvas, com tendência de avanço do sistema para áreas do Matopiba e Nordeste. 

"Uma massa de ar seco começou a se espalhar pelo centro-sul do Brasil fazendo a nebulosidade diminuir muito sobre o Sul do Brasil, São Paulo, Mato Grosso do Sul e também sobre sul e centro-oeste de Mato Grosso", complementa a Climatempo. 

Falando em volumes, nas próximas 24 horas, o norte de Minas Gerais pode ter chuvas entre 20 e 30 mm. No Mato Centro-Oeste, as chuvas podem acontecer em Goiás e no Mato Grosso, porém com volumes mais baixos. Apenas no centro de Goiás as precipitações poderão ser mais expressivas com até 60 mm.   

A partir desta sexta-feira (20) as chuvas já serão mais volumosas para áreas do Matopiba. De acordo com Heráclio, o sul do Maranhão, sul do Piauí, centro-oeste e sul da Bahia devem registrar as chuvas mais volumosas. Também volta a chover em toda a região Nordeste nos próximos dias. 

A tendência é que as condições de chuvas persistam nessas áreas durante todo o final de semana. Entre sábado e domingo (22), os maiores volumes são previstos na Bahia e Piauí. Também neste período, podem ocorrer chuvas isoladas para áreas do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

Últimos 5 dias 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, choveu em quase todo o país nos últimos cinco dias. Apenas a região Nordeste permaneceu com tempo seco no período.

Na região do Matopiba, os maiores volumes foram registrados no Tocantins com precipitação entre 50 e 100 mm na parte norte do estado. As demais regiões receberam chuvas entre 20 e 30 mm. Maranhão, Bahia e Piauí registram chuvas entre 20 e 30 mm. 

No Sudeste, os maiores volumes foram registrados em Minas Gerais, com acumulados entre 30 e 60 mm. No Rio de Janeiro os volumes também ficaram entre 30 e 40 mm, enquanto São Paulo e Espírito Santo tiveram chuvas entre 20 e 25 mm. 

Na região Centro-Oeste, Goiás recebeu os maiores volumes com acumulados entre 40 e 60 mm. No Mato Grosso, as chuvas ainda aparecem de maneira irregular, sendo os maiores volumes registrados no centro-oeste do estado, com volumes entre 60 e 100 mm. No Mato Grosso do Sul, a distribuição da chuva foi ainda mais irregular, ficando entre 20 e 25 mm. 

Também choveu na região sul do Brasil. No Paraná os volumes ficaram entre 20 e 40 mm. Em Santa Catarina os acumulados ficaram entre 20 e 25 mm. Já no Rio Grande do Sul, os volumes continuaram mais baixos, com destaque para região oeste que continua sem chuvas expressivas. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias: 


Fonte: Inmet 


Clevelândia-PR. Foto: Luciano Bonetti​


Soja safra 20/21 Município São Félix do Araguaia-MT Foto: Alessandro Louis


Soja em Espigão alto do Iguaçu PR. Foto: Wilson Deitoz​


Área de Soja Região de Jardim-MS. Soja em pleno desenvolvimento. Produtor João Rubmar. Foto: Anderson Santos​


Soja desafio, fazenda São João do Monge, Água Fria de Goiás, GO. Foto: Carlos Eduardo Ceolin​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra