Semana começa com temperaturas elevadas e risco de baixa umidade em toda faixa oeste do Brasil

Publicado em 23/11/2020 10:29 e atualizado em 23/11/2020 11:30
Inmet destaca que novas chuvas podem chegar pelo RS entre quarta e quinta-feira (23); centro-norte do país continua com áreas de instabilidade

A semana começa com temperaturas elevadas e sem previsão de chuvas para a parte oeste e sul do Brasil. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode ficar acima dos 35 graus no Rio Grande do Sul, reflexo de um ar muito quente desce do Amazonas e que também ajuda a derrubar a umidade relativa do ar.

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, além do Rio Grande do Sul, toda a parte oeste do Brasil tem alerta para temperaturas mais elevadas e baixa umidade do ar. 

O mapa de previsão de temperatura indica máximas entre 34 e 36 graus para toda área. O modelo chama atenção ainda para o norte do Mato Grosso do Sul, onde a temperatura pode chegar 40 graus nas próximas 24 horas. A tendência, segundo o modelo, é de tempo estável e temperaturas altas até, pelo menos, quarta-feira (25) em toda parte oeste do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 


Fonte: Inmet

 

>> Faixa Oeste do País apresenta condição crítica de água no sub-solo, alerta Sentelhas

O modelo Cosmo do Inmet indica que o novo sistema de chuva deve chegar pelo Rio Grande do Sul ainda nesta semana, entre quarta e quinta-feira (23). A tendência é de chuvas entre 20 e 30 para a parte oeste do estado, com avanço do sistema para as demais áreas no final de semana. Até as 10h26 (horário de Brasília) desta sexta-feira, os modelos mostravam a tendência para avanço dos chuvas também para Santa Catarina e áreas do Paraná. 

O tempo deverá permanecer estável no Brasil Central durante os próximos dias. Olívio destaca que o centro-norte do país continuará com áreas de instabilidade favorecendo chuvas intensas. Segundo o Cosmo, os maiores volumes são esperados para o norte de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e áreas da Bahia. "Também podem ser registradas chuvas intensas em áreas de Minas Gerais, mas os maiores volumes se mantém para parte mais ao norte do país", comenta Olívio. 

De acordo com a previsão da Climatempo, esta segunda-feira (23) tem alerta máximo para ocorrência de chuva volumosa, associada a temporais no leste do Espírito Santo e também no centro-leste do Pará, na região de Tucuruí. "Alerta de temporais na Zona da Mata mineira e região Serrana do RJ, e em toda a faixa que se estende desde no noroeste de Minas Gerais, norte e nordeste de Goiás, Tocantins, leste, sudeste e sul do Pará, faixa norte de Mato Grosso e faixa sul do Amazonas", complementa a previsão. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


Faz Estrela - Gaúcha do Norte-MT


Amanhecer em Gaúcha do Norte-MT​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil