NOAA indica redução dos volumes de chuvas no Brasil Central e Matopiba a partir do dia 6

Publicado em 26/02/2021 09:28 e atualizado em 26/02/2021 13:25

A atualização do modelo GFS, divulgada pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) nesta sexta-feira (26) prevê a redução dos volumes de chuva no Brasil Central e o retorno da umidade para a parte sul do Brasil a partir da primeira semana de março. 

Para os próximos dias, no entanto, o NOAA mantém a projeção de chuvas expressivas em todo o Brasil Central e no Matopiba, o que pode continuar comprometendo a colheita da soja em toda área. 

Entre os dias 26 de fevereiro e 6 de março, o modelo GFS prevê chuvas entre 100mm e 125mm no Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins. Também sinaliza o retorno das chuvas para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 80mm e 90mm. No oeste da Bahia, a tendência é de chuvas entre 70mm e 80mm no período. 

Já para a região Sudeste, a previsão é da permanência das chuvas em Minas Gerais, com precipitação entre 70mm e 80mm. Também mantém a condição de chuvas no Espírito Santo e volumes mais expressivos de chuvas em São Paulo, com previsão de acumulados entre 90mm e 100mm. 

Para a região Sul do Brasil, seguem previstos os maiores volumes de chuvas no Paraná e em Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul tem condição de chuvas apenas o centro-norte do estado. O extremo sul gaúcho deve continuar com tempo estável. 

Segundo a atualização, os volumes de chuvas tendem a diminuir no Centro-Oeste e no Matopiba a partir do próximo dia 6. O GFS mantém a condição de chuvas em toda área, mas com volumes entre 60mm e 70mm no período entre 6 e 14 de março. 

No Sudeste, a tendência também é da permanência das chuvas, inclusive com possibilidade de volumes mais expressivos para Minas Gerais no período. Em relação à região Sul, o modelo diminui os volumes previstos para Santa Catarina e Paraná - entre 60mm e 70mm, mas indica o retorno da umidade para o centro-sul do Rio Grande do Sul, porém ainda com volumes baixos de chuva. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 


Fonte: NOAA

 

Próximas 24 horas 

De acordo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (26) será marcada por mais um dia de chuvas volumosas no centro-norte do Brasil. A circulação de ventos favorece a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que tem como característico a formação de nuvens carregadas. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo, também do Inmet, tem previsão de precipitação entre 20mm e 30mm no Tocantins e Maranhão. Ainda no Matopiba, o leste do Piauí deve registrar os maiores volumes nas próximas 24 horas, enquanto o oeste da Bahia tem previsão de volumes mais baixos. 

No Centro-Oeste, seguem previstos chuvas com volumes entre 30mm e 40mm no Mato Grosso e em Goiás. Já no Sudeste, também são previstos acumulados de até 40mm para o centro-norte de São Paulo. O modelo mostra ainda condição de chuvas para Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, mas com volumes mais baixos. 

Veja o mapa com a previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


Lindo por do sol em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos


Cafézinho direto da lavoura em São Pedro da União (MG) - Leticia Helena


A natureza mostrando sua beleza em Cruzália (SP) - Anderson Totti


Plantio de milho safrinha em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos


Colheita da soja na propriedade do Humberto Totti Netto em Cruzália (SP) - Anderson Totti


Lavoura de soja no município de Bituruna (PR) - Orli Mota Jr

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo desta sexta-feira (10) para todo o Brasil
La Niña tem 69% de chance de se desenvolver entre julho e setembro deste ano
Centro-Oeste, Sudeste e norte do Paraná têm alerta de calor até sábado (11)
Chuva não para no Rio Grande do Sul e Inmet prevê volume elevado no fim de semana
Syngenta e Atua Agro apoiam munícipios gaúchos por meio de doações voltadas às áreas afetadas pelas chuvas