Inmet: Chuvas chegam com mais intensidade na faixa oeste do país a partir desta 6ª feira

Publicado em 23/04/2021 10:22
Passagem de sistema é rápido e pode chegar em áreas isoladas do oeste do Paraná

O avanço de uma frente fria vinda da Argentina vai aumentar as chances de chuvas em algumas áreas do centro-sul do Brasil nos próximos dias. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema de umidade vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas no oeste do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, podendo chegar no oeste do Paraná, mas de forma irregular. 

Leia Mais:

+ Goioerê/PR não recebe chuva há 36 dias e perdas do milho já ultrapassam os 30%

Em relação ao volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê que a partir do dia 25, próximo domingo, o Mato Grosso do Sul deve ter acumulados entre 20mm e 50mm. Também no domingo, a tendência é de precipitação entre 20mm e 50mm no centro-oeste do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a tendência também é de chuvas, porém com volumes mais baixos. 

O modelo mostra que a tendência é que o sistema passe rápido pela região, condição de chuva característica da estação. Na região Central do país, o modelo prevê apenas chuvas pontuais para a maior parte da região, com exceção do norte do Mato Grosso que pode registrar chuvas mais expressivas nos próximos dias, com acumulados entre 20mm e 40mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos 93 horas: 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta sexta-feira (22) pela Admisnistração Oceânica e Atmosférica (NOA), mantém a previsão de tempo seco para a maior parte do país nos próximos sete dias. 

De acordo com o modelo, entre os dias 23 de abril e 1º de maio, são previstas chuvas volumosas no norte do país, com destaque para o Maranhão que deve ter precipitação entre 50mm e 70mm no período. 

Nas demais áreas do Brasil, o mapa sinaliza para chuvas entre 30mm e 35mm em áreas isoladas no leste de Minas Gerais e chuvas de até 30mm, também de forma isolada, entre Santa Catarina e Rio Garnde do Sul. 

Entre os dias 1º e 9 de maio, a tendência é de um aumento nas precipitações na região sul do Brasil. Segundo o NOAA, chove em todo o Rio Grande do Sul com precipitação entre 40mm e 50mm. Também mostra o retorno da umidade para outras áreas do Paraná. A tendência é de permanência de tempo seco para o Brasil Central. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 


Fonte: NOAA 


Colheita da soja em Barreiras (BA) - Abrahim Claudino da Silva Farage


Colheita de soja na cidade de Jataí (GO) - Napoleão Fabiane @njfalimentos


Colheita de soja na cidade de Jataí (GO) - Napoleao Fabiane @njfalimentos

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)