Chuvas chegam nesta 6ª feira no Sul do Brasil: Inmet alerta para risco de ventania e granizo no fim de semana

Publicado em 18/06/2021 10:45 e atualizado em 18/06/2021 13:47
Segundo meteorologista, sistema passa rápido e sem força para subir para a região central

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a chegada de chuvas intensas no sul do Brasil a partir desta sexta-feira (18). Após uma semana de tempo estável, os modelos indicam que as áreas de instabilidade devem ganhar força nos três estados, com risco de queda de granizo e ventania em toda área, segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet. 

Segundo o especialista, para o Rio Grande do Sul são esperados os maiores volumes no centro-norte do estado, em Santa Catarina a tendência é de chuva intensa em todas as regiões e no Paraná a previsão de maiores acumulados no centro-sul. Os modelos mostram que a chuva vai ganhar intensidade nas próximas 26 horas, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nessas áreas. 

A condição de chuva deve permanecer na região Sul do Brasil durante todo o final de semana, e no domingo os volumes devem ficar ainda mais expressivos, com o leste de Santa Catarina podendo registrar volumes acima de 60mm.

"Com isso, temporais são esperados para quase todo o Paraná (exceto norte), todo o estado de Santa Catarina e para o norte e nordeste do Rio Grande do Sul. A Climatempo alerta para chuva forte, raios e rajadas de vento de até 60 km/h", complementa a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação na região Sul do Brasil: 


Fonte: Inmet 

Ainda de acordo com a previsão, devido à convergência de ventos causada pela baixa pressão, a maior parte da chuva se concentra no leste de Santa Catarina. As rajadas podem chegar perto de 80 km/h nas áreas costeiras. Os acumulados de chuva serão altos, da ordem de 100 milímetros, inclusive em Florianópolis. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas.

Apesar da intensidade em que as chuvas chegam, o sistema não deve ter força para avançar para  região central do país. Segundo Mamedes, o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e áreas da Serra da Mantiqueira podem registrar chuvas, mas com volumes baixos e de forma irregular. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) também mantém a previsão de chuvas apenas no sul do Brasil nos próximos sete dias. 

Entre os dias 18 e 26 de junho, o NOAA prevê volumes entre 50mm e 60mm nos três estados, sendo os maiores volumes esperados para Santa Catarina e Paraná no período. 

Já no período entre 26 de junho e 4 de julho, uma nova rodada de chuvas é prevista e mais uma vez apenas para o Sul do Brasil. De acordo com o modelo, a tendência é de chuva entre 50mm e 80mm entre o centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida:  


Fonte: NOAA 



Plantio de trigo por Amaruel Sonego em Catuipe-RS


Colheita de milho por M. Bueno em São Jerônimo da Serra


Plantio de milho por Gabrielle Cantu em Terra Roxa-PR


Pé de acerola por José Antônio

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul