Previsão do tempo: Quinta-feira com mais chuvas na região Sul do Brasil, prevê Inmet

Publicado em 24/06/2021 10:38 e atualizado em 24/06/2021 11:16
Sistema chega em Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, mas com menos intensidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém a previsão de muita chuva para o Sul do Brasil nesta quinta-feira (24). O ciclone extratropical favoreceu a formação de nuvens carregadas na área e desde a madrugada são registrados volumes significativos de chuva no Rio Grande do Sul. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, várias cidades do RS já registram chuvas entre 70mm e 80mm. 

De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o estado de alerta continua valendo para o Rio Grande do Sul, mas a tendência é que o sistema passe muito rápido pelo estado, chegando no oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul com menos intensidade. "Não se descarta a possibilidade de ventania nessas áreas, mas em relação aos volumes de chuva, a frente já chega mais fraca na área", comenta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no RS:

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 20mm e 40mm no Rio Grande do Sul, com destaque para o centro-oeste que deve receber os maiores acumulados. "Uma frente fria vai se formar e avançar sobre o Sul do Brasil e outras nuvens pesadas vão se espalhar no decorrer desta quinta-feira sobre parte de Santa Catarina e Paraná. Há risco de  chuva forte e de vento forte nos três estados", complementa a previsão da Climatempo. 

Para os próximos dias os modelos mostram que o Rio Grande do Sul terá uma pausa rápida nas chuvas. Segundo a especialista, entre a noite de sexta e madrugada de sábado (26), um novo sistema de baixa pressão, em formação no Paraguai, vai aumentar as áreas de instabilidade no estado gaúcho. 

Como é característico do inverno, a tendência é que o sistema passe rápido pelo estado, mas com volumes significativos. Para o domingo, dia 27, a previsão é de precipitação de até 60mm na região central do Rio Grande do Sul. A previsão indica ainda o avanço da chuva Santa Catarina e Paraná, porém com volumes mais baixos.  

Nas demais regiões do país o tempo se mantém seco nos próximos dias. De acordo com o Inmet, a região Central do Brasil continua em estado de atenção para baixa umidade relativa do ar, que mais uma vez pode ficar entre 20% e 30%. 

Veja o mapa com previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 



Fonte: Inmet 


O modelo de previsão estendida, divulgado nesta quinta-feira (24) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém a previsão de chuvas apenas no Sul do Brasil nos próximos dias. 

No período entre 24 de junho e 2 de julho, o NOAA prevê chuvas entre 80mm e 100mm no Rio Grande do Sul, com destaque para o oeste do estado que deve receber os maiores volumes. 

Já a partir do dia 2 de julho, as condições do tempo devem mudar em toda área e o NOAA reduz a chance de chuva em todo o Brasil, mantendo a condição de umidade apenas para o Amazonas. 

Veja o mapa de previsão estendida: 


Fonte: NOAA
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas