Pico do frio já passou, mas Inmet mantém risco de geada em áreas do Centro-Sul do BR na próxima madrugada

Publicado em 20/07/2021 11:49
Região Central do Brasil em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta terça-feira (20)

A terça-feira (20) amanheceu gelada em boa parte do país, provocando geadas generalizadas em diversas áreas agrícolas no Centro-Sul do Brasil, e de acordo com informações coletadas nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais baixa do ano foi registrada nessa madrugada, em General Carneiro/PR, onde os termomêtros chegaram a -8ºC. 

De acordo com Kleber Souza, meteorologista do Inmet, o pico do frio era esperado para esta madrugada e a tendência para os próximos dias é de elevação gradual nas temperaturas em todo o país. Em relação ao risco de geada, no entanto, os modelos ainda apontam condição para novo episódio do evento climático em algumas áreas do Centro-Sul do Brasil. 

As temperaturas mais críticas são esperadas para o Sul do Brasil, com risco de geada moderada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Já no Sudeste, o mapa do Inmet prevê geada com intensidade fraca em parte de São Paulo e na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. A partir de quinta-feira, dia 22, o frio mais intenso deve ficar restrito na região Sul e com indicativo para geada com intensidade fraca. 

O modelo de previsão de temperatura do Inmet indica mínimas entre 8 e 10 graus nas próximas 24 horas no Centro-Sul do Brasil. No Mato Grosso do Sul, os modelos já apontam certa elevação nas temperaturas, com mínima de 16 graus no período. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 
 

Kleber destaca que o interior do Brasil volta a ficar em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar. O Inmet emitiu alerta com classificação vermelha para o norte de São Paulo, parte de Minas Gerais e extremo sul de Goiás, válido até as 19h desta terça-feira (20). "Umidade relativa do ar abaixo de 12%. Grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)", afirma a publicação oficial. 

Em parte do Centro-Oeste, a condição da umidade também é crítica e o Insituto emitiu alerta laranja válido para o mesmo período. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", afirma o Inmet. 

O Inmet emitiu ainda alerta amarelo para em algumas áreas, onde a umidade pode ficar em 30%. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", complementa. 

Veja as áreas em alerta nesta terça-feira (20): 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra