Agosto começa com Brasil Central em alerta para umidade relativa do ar e elevação das temperaturas

Publicado em 02/08/2021 10:40 e atualizado em 02/08/2021 11:13
Segundo NOAA, 1º quinzena do mês terá tempo firme; as condições do solo já preocupam para a safra de Verão

Após uma semana tensa em relação nas áreas de produção agrícola, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que os próximos dias serão marcados por tempo seco e elevação gradual das temperaturas de norte a sul no Brasil. 

Em relação ao risco de geada, de acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, explica que a massa de ar frio já não tem mais nenhuma influência sobre as condições do tempo no Brasil e previsão é de geada com intensidade fraca apenas nos três estados Sul do Brasil, mantendo a condição característica do Inverno. "Há essa possibilidade, mas também existe certa umidade no entorno da região o que diminui bastante a chance de geada com intensidade", afirma. 

O tempo seco e a elevação das temperaturas voltam a deixar o Brasil Central em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar. O Inmet emitiu alerta laranja válido para o norte do Mato Grosso do Sul, parte do Mato Grosso e Goiás. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial. 

Ainda em relação à umidade relativa do ar, o Inmet também emetiu alerta amarelo válido para o centro-norte do Brasil. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", complementa. 

Veja o mapa com a previsão de temperatura nos próximos dias: 

 

Fonte: Inmet

Em relação às chuvas, a atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta segunda-feira (2) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) indica que a primeira quinzena de agosto não deve ter chuvas expressivas. 

De acordo com o mapa, apenas no período entre 10 e 18 de agosto, há a tendência de chuvas leves e apenas para o leste do Rio Grande do Sul. Também neste período, o NOAA começa a sinalizar uma umidade descendo do Amazonas para a região central do país. A partir de agora as condições hídricas do solo já começam a preocupar para a safra de Verão. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

Fonte: NOAA


Colheita do milho safrinha em Palotina no oeste do Paraná, por Valdemar Patel


Colheita de cana em Luiz Antônio-SP, por Luizinho Galicioli


Porto Almeida na Fazenda Ciciliato em São Paulo, por Ronaldo Ciciliato
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sem trégua nas chuvas: Barragem rompe no RS; Inmet estende alerta vermelho até amanhã
Extremos: RS em calamidade pública e com previsão de mais chuva, enquanto Centro-Oeste tem onda de calor
Temporais devem avançar sobre Santa Catarina
Chuvas extremas provocam enchente histórica no Vale do Taquari
Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva