EUA esperam grandes inundações com chegada de tempestade Nicholas

Publicado em 14/09/2021 08:21

Por Erwin Seba

HOUSTON (Reuters) - A costa dos Estados norte-americanos do Texas e da Louisiana se preparavam nesta segunda-feira para a chegada da tempestade tropical Nicholas, que deve atingir a região com ventos e chuvas que podem causar inundações generalizadas e ameaçadoras.

A tempestade, que leva ventos de 104 km/h, se dirigia para o norte a quase 20km/h, e estava a 115 quilômetros ao sul de Port O'Connor, no Texas, segundo um boletim do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) divulgado na tarde desta segunda.

O Nicholas pode chegar à intensidade de furacão ao atingir o continente na costa do Texas na noite de segunda-feira, anunciou o NHC.

"Será uma tempestade de avanço lento pelo Estado do Texas e que irá permanecer por vários dias e descarregar uma quantidade imensa se chuva", anunciou o governador texano, Greg Abbott, na tarde de segunda. "As pessoas na região precisam estar preparadas para eventos extremos com alto nível de água".

Abbott disse que irá declarar estado de emergência em 17 condados e três cidades na costa do Texas, acrescentando que equipes de resgate por barcos e helicópteros foram destacadas ou colocadas em alerta.

Está prevista precipitação de até 406mm, e possivelmente 508mm em algumas áreas isoladas no Texas até quarta-feira. Enquanto a tempestade se desloca para o nordeste, ela deve despejar até 250mm em partes da região centro-sul da Louisiana e sul do Mississippi até quinta-feira, afirmou o NHC.

(Reportagem de Erwin Seba, em Houston; Liz Hampton, em Denver; Marianna Parraga, em Houston; e Brendan O'Brien, em Chicago)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira a previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus