Novembro começa com corredor de umidade levando muita chuva para faixa Central do Brasil

Publicado em 01/11/2021 10:23 e atualizado em 01/11/2021 11:31
De acordo com Inmet, situação é de alerta laranja em toda área e tendência é de avanço das chuvas para o norte do BR nos próximos dias

Confirmando as previsões anteriores, o mês de novembro começa com muita chuva em importantes áreas de produção agrícola do país. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os níveis médios da atmosfera  favoreceram a formação de um corredor de umidade na região central do Brasil, e as chuvas chegam com intensidade em boa parte da área. 

Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o Inmet monitora as condições do tempo, e emitiu alerta de chuvas intensas para áreas do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

Veja no mapa as áreas em alerta laranja nesta segunda-feira (1º):
 

Fonte: Inmet 


Em relação aos volumes de chuva, de acordo com o modelo Cosmo, os acumulados mais expressivos são previstos para Minas Gerais nas próximas 24 horas, onde as  chuvas podem chegar  a 70mm no período. Também são esperadas chuvas significativas em boa parte de Goiás, com acumulados entre 20mm e 40mm. ="As chuvas chegam com certo perigo e a tendência é que nos próximos dias essa chuva avance com intensidade para o Matopiba. Apenas no Sul do Brasil as condições continuam sendo de tempo mais estável", afirma o meteorologista. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet 

Previsão estendida para todo Brasil: 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) também prevê uma semana com bastante chuva par ao centro-norte do Brasil. 

No período entre 1 e 9 de novembro, o NOAA indica os maiores volumes de chuva no Nordeste e áreas do Matopina. Segundo o mapa, as duas regiões podem ter acumulados acima dos 100mm no período. 

Para os próximos sete dias, o NOAA também indica chuvas entre 20mm e 40mm para o sul do país. O modelo mostra ainda redução de chuvas em São Paulo no período. 

Na virada do mês, entre os dias 9 e 17 de novembro, o NOAA mantém a condição de chuva em boa parte do Brasil, com destaque mais uma vez para áreas do Matopiba e região central do país, que podem receber acumulados entre 100mm e 125mm no período. 

Na região Sul do Brasil, a tendência também é de chuvas, porém com volumes mais baixos e de forma irregular no Rio Grande do Sul. Segundo o NOAA, as precipitações não devem atingir todo o estado gaúcho, sendo a região oeste a mais favorecida com as chuvas. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

 

Fonte: NOAA 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alento para os gaúchos, volume de chuvas diminui nos próximos dias; alerta para as temperaturas que podem cair mais de 10 graus no estado
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (6) para todo o Brasil
Rio Grande do Sul: Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 6/5, 9h
Confira o balanço das ações do governo do RS neste domingo (5) em resposta às cheias no estado
Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul