Estado de atenção: Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas válido no Centro-Norte do BR e no RS

Publicado em 03/11/2021 10:34 e atualizado em 03/11/2021 11:39
Segundo meteorologista, chuvas chegam com muita intensidade nas duas áreas, podendo trazer danos nas áreas de produção agrícola

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirmando as previsões anteriores, as chuvas começam avançar com volumes expressivos para o norte do país nas próximas 24 horas. O canal de umidade deixa parte da área em alerta laranja para chuvas intensas. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial no site do Inmet, válido para áreas do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí. 

O modelo Cosmo, também do Inmet, prevê que os próximos dias continuarão com muita chuva nessa área, com destaque para Bahia que pode registrar acumulados acima dos 70mm até a próxima sexta-feira, dia 5 de novembro. O mapa mostra ainda a permanência das chuvas em boa parte do Matopiba, com exceção do centro-norte do Piauí e do Maranhão. 

"Há condições para pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, na maioria das áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. Períodos com sol ocorrem em meio a estas pancadas de chuva", complementa a previsão da Climatempo para as próximas 24 horas. 

Veja as áreas em alerta laranja nesta quarta-feira (3): 
 

Fonte: Inmet


Áreas de instabilidade avançam e também volta a chover no Sul do país nesta quarta-feira (3). De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, as chuvas passam rápido pelo estado gaúcho e chegam em forma de tempestade, com risco de ventania e até queda de granizo. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o alerta laranja publicado na página do Inmet. Nas próximas 36 horas, o modelo mostra o avanço das áreas de instabilidades para Santa Catarina e Paraná, porém com volumes baixos e sem levar riscos para áreas de produção. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

Fonte: Inmet


 

Previsão estendida para todo Brasil

A atualização do modelo de previsão estendida mantém as condições de muita chuva para o norte do país nos próximos sete dias. A nova rodada do modelo norte-americano foi divulgada na manhã desta quarta-feira (3) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). 

No período entre 3 e 11 de novembro, o NOAA mantém a previssão de muita chuva em áreas do Matopiba, onde os acumulados podem ficar acima dos 100mm no período. 

O mapa também indica a previsão de chuvas para os três estados do Sul do Brasil, porém com volumes mais baixos. Na região Central do país, a tendência também da permanência da umidade. 

Já para a virada do mês, o NOAA reduz as chances de chuvas no Sul do país, mas mantém a permanência das chuvas na região centro-norte do Brasil, mantendo também a previsão de precipitação acima dos 100mm nessas áreas. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

Fonte: NOAA
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 37 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
RS: Chuvas diminuem no final de semana, mas nova frente fria já aparece no radar, mantendo estado em alerta
Chuva acima de 100 milímetros atinge o norte do Rio Grande do Sul
Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos
Alagamentos e chuvas impactam o transporte de cargas no Rio Grande do Sul